(Atualizada) Depois do tablet, os telemóveis. A Microsoft acaba de anunciar a nova versão do seu sistema operativo móvel, o Windows Phone 8. Os primeiros smartphones com a nova plataforma chegam já no outono, prometeu a gigante de Redmond.

O anúncio foi feito durante a Windows Phone Summit, que ainda está a decorrer em São Francisco, Califórnia, onde mostrou as primeiras imagens do software, até à data conhecido pelo nome de código Apollo.

Entre as novidades já conhecidas estão o suporte a processadores de vários núcleos, à tecnologia para pagamentos móveis NFC (Near Field Communications) e a vários tamanhos de ecrã: WVGA (800x480), WXVGA (1280x768), e "True 720p" (1280x720).

Passam também a ser compatíveis com o sistema operativo móvel da Microsoft as entradas para cartões microSD, destaca a imprensa internacional no local.

[caption]Imagem: CNET[/caption]

A empresa destacou ainda que o Windows 8 na sua versão para smartphones terá o mesmo kernel que a versão do Windows 8 para PCs, o que vai facilitar o desenvolvimento de soluções multiplataforma e a interacção entre os vários dispositivos.

Compatibilidade é também a palavra chave em matéria de aplicações: as disponíveis para WP7 serão compatíveis com WP8. Garantida ficou também a possibilidade de acrescentar funcionalidades de voz a qualquer aplicação desenvolvida para o Windows 8.

Sim, acompanhar a apresentação em direto deu direito a uma demonstração, a fazer lembrar as do Siri e do Galaxy S III, de como a empresa aplicou a possibilidade a sua aplicação de assistência à navegação. Esta serviu também para mostrar algumas das novas capacidades em matéria de multitastking. Outra das funcionalidades escolhidas para esse efeito, foi a utilização de aplicações para fazer chamadas VoIP e vídeo conferência em simultâneo.

Esta nova versão do SO móvel da Microsoft traz também possibilidades reforçadas em matéria de funcionalidades e personalização destinadas ao uso empresarial dos telefones.

A empresa disse ainda que a próxima versão do Internet Explorer (10), que ainda não foi oficialmente lançada, apresentará também grandes semelhanças ao nível do código no que respeita à versão para desktop e à destinada a smartphones. Tal deverá assegurar maior segurança na navegação aos utilizadores de dispositivos móveis com o browser da marca.

A má notícia é que nenhum dos smartpones Windows atualmente no mercado vai suportar o novo Windows 8.

Está, porém, garantida uma actualização para o Windows 7.8, cuja data continua por anunciar.

Ficámos ainda a saber que os programadores que queiram desenvolver para o Windows Phone 8, vão poder descarregar o SDK durante o verão (datas concretas não foram referidas).

Nota da Redação: A notícia foi atualizada às 19h00 com mais informação e uma imagem. Foi ainda, posteriormente, alterada a referência à data para disponibilização da atualização para o Windows Phone 7.8, que a Nokia entretanto veio clarificar como não sendo a inicialmente avançada durante a Windows Phone Summit. A atualização a esperar "nas próximas semanas" destina-se apenas a dotar os Lumia WP de capacidades como a partilha Wi-Fi e o "flip-to-silence".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes