O objectivo da Microsoft de destabilizar a indústria dos jogos de vídeo no Japão e liderar as vendas naquele que é considerado o mercado mais competitivo do mundo está a ser prejudicado pelas queixas dos clientes japoneses que referem ter encontrado riscos nos DVDs e CDs que colocam na consola Xbox, à venda desde Fevereiro. Perante as reclamações, o fabricante tem-se oferecido para substituir ou reparar os equipamentos com defeito.



Embora sem conseguir explicar os riscos encontrados a Microsoft Japão afirmou já que irá substituir incondicionalmente todo o hardware e software que estejam danificados.



De acordo com as declarações à agência de notícias Reuters do porta voz da empresa, Midori Takahashi, este processo não se pode denominar de uma recolha de produtos. Este responsável explicou ainda que os riscos foram encontrados nas arestas dos DVD e não interferem com a capacidade de jogar. A causa mais provável para o seu aparecimento será por girarem dentro da consola, estarem mal colocados, ou devido ao mau funcionamento do suporte deslizante.



A importância do mercado japonês está bem sublinhada na estratégia da Microsoft, salientando-se, por exemplo, a criação de um controlador mais pequeno e o lançamento de uma edição limitada de 50 mil consolas translúcidas apenas no Japão.



Note-se que estas queixas foram também sentidas no mercado norte- americano após o lançamento da Xbox, em Novembro passado. Para já desconhecem-se os custos desta operação para a Microsoft. De referir que esta máquina de jogos estará disponível já no próximo dia 14 de Março no mercado europeu.



Notícias Relacionadas:

2002-02-18 - Consola Xbox da Microsoft chega ao Japão no final da semana

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-10-18 - Xbox tem data e preço para lançamento na Europa

2001-10-11 - Microsoft reduz capacidade prevista do disco rígido da Xbox

2001-08-27 - Xbox só chega ao Japão em Fevereiro de 2002