Depois de anos em que os gadgets foram desenhados para um público masculino, tradicionalmente interessado nestes brinquedos tecnológicos, os designers de electrónica de consumo dedicam agora mais atenção às mulheres. Os números indicam que a população feminina é uma das grandes utilizadoras de telemóveis, leitores de música e computadores portáteis e que procuram equipamentos que combinem as funcionalidades desejáveis com o seu estilo de vida e sensibilidade.

Da casa ao escritório, passando pelo lazer e a comunicação, a equipa do TeK reuniu várias sugestões, que lhe deixamos hoje, Dia Internacional da Mulher. Em muitos dos equipamentos assumidamente para mulheres o cor-de-rosa domina, mas felizmente nem todos os fabricantes quiseram ser tão “monocromáticos”, pelo que a diversidade também se reflecte nos gadgets que lhe propomos.

Prada a combinar com a roupa

http://imgs.sapo.pt/gfx/420419.gif O novo telemóvel da LG é mais do que um concorrente do iPhone, como foi imediatamente apelidado depois de ter sido lançado. Embora baseado no mesmo conceito de touch screen, evitando a utilização das habituais teclas, o novo terminal da fabricante sul coreana aposta no design da marca Prada para conquistar homens e mulheres.
O terminal já está à venda em algumas lojas do Reino Unido, França, Alemanha e Itália, por um preço recomendado acima dos 600 euros. Para Portugal ainda não há data de comercialização definida.

Walkman com vídeo
http://imgs.sapo.pt/gfx/419910.gif
Lançado primeiro na Europa, o novo Walkman da Sony conjuga as funcionalidades de leitor de MP3 com vídeo, facilitado pelo ecrã LCD de 2 polegadas. Não é muito, mas para ver pequenos filmes e fotografias pode ser suficiente. O equipamento está disponível nas cores violeta, preto, branco e rosa e com três capacidades de memória distintas: 2, 4 e 8 GBytes.

O Vídeo Walkman está já disponível com preços entre os 159 e os 269,9 euros.


Frigorifico de entretenimento

http://imgs.sapo.pt/gfx/420429.gifPartindo do princípio que o frigorífico é o centro da cozinha, a Whirlpool decidiu transformá-lo também no centro de entretenimento familiar. Aproveitando o vasto espaço garantido pelo modelo americano, onde as duas portas marcam o estilo, a empresa colocou um leitor de CD e DVD no topo de uma das portas, permitindo ler imagens e músicas. O centralpark Connection da Whirlpool estará à venda de forma limitada no final de 2007, sendo esperada a sua produção em massa para 2008, não havendo ainda preço definido nem data de comercialização em Portugal.

Scanner para transportar

http://imgs.sapo.pt/gfx/420425.gif
A gama de scanners LiDE da Canon tem um modelo portátil mesmo funcional para quem tem que digitalizar muitos documentos e precisa de o fazer fora de casa ou do escritório. Com possibilidade de digitalização horizontal e vertical, o CanoScan LiDE 600F liga-se ao computador através da porta USB e faz digitalização directa para PDF. A nova geração de scanners garante já maior resolução gráfica, o que assegura a fiabilidade da imagem dos documentos mesmo quando é necessário fazer ampliações.

O
CanoScan LiDE 600F está já à venda em Portugal e custa 169 euros.

Tocar para descobrir

http://imgs.sapo.pt/gfx/420424.gif

O HP Touchsmart PC fez parte do pacote de novidades apresentado pela empresa na CES, em Janeiro, e foi um dos primeiros computadores pessoais a integrar a versão de consumo do Windows Vista. O conceito é de levar o PC para onde a família normalmente se concentra, assumindo um papel de centro de entretenimento mas também de mensagens, facilitando a gestão de imagens, notas e da agenda familiar. O ecrã sensível ao toque permite o acesso às aplicações quase sem mexer no teclado e o interface pode ser definido à medida do gosto e necessidades de cada família.

A comercialização em Portugal está prevista para o último trimestre de 2007 e o preço deverá rondar os 1.800 euros.


Malas femininas para portáteis

http://imgs.sapo.pt/gfx/420434.gif
A completar a sua gama de malas para computadores portáteis a Targus tem também acrescentado à oferta modelos mais femininos, não resistindo também à tentação fácil de os colorir de rosa. Os modelos Prism Ladies têm três formatos diferentes, para se adaptarem a diferentes estilos mas são semelhantes na funcionalidade e disponibilização de diversos compartimentos para guardar documentos, gadgets, cartões de visita e outros acessórios pessoais.
Os acabamentos diferem, mas não os preços que são de 59,95 euros para qualquer dos modelos.


Acessórios de neve

http://imgs.sapo.pt/gfx/420422.gif
Já é a segunda edição de casacos “telemóvel” que a Motorola lança com a Audex e que se tornam muito práticos para quem pratica desportos de Inverno. Os casacos têm embutidos no braço direito alguns comandos de controle dos telemóveis (Motorola, claro) e no colarinho ou no carapuço ficam localizados os altifalantes e auscultadores para que possa fazer ou receber chamadas sem ter que fazer grande esforço.
Os casacos só estão à venda nas lojas de especialidade e custam cerca de 480 euros, existindo vários modelos e cores.


Cores na cozinha

http://imgs.sapo.pt/gfx/420435.gif
Por enquanto as máquinas de lavar Designers Guild da LG não passam de uma prova de conceito, mas não está afastada a possibilidade de virem a ser comercializados modelos mais coloridos, que animam qualquer cozinha e que poupam a roupa com um sistema de lavagem através de vapor, que a empresa garante reduzir a quantidade de água necessária e o tempo de passar a ferro. Os modelos foram premiados num concurso de design, no qual também foram distinguidos um aspirador de funções inteligentes mas é preciso ter paciência até que cheguem às lojas portuguesas.


Fotografias instantâneas

http://imgs.sapo.pt/gfx/420418.gif
Não é por acaso que a maioria das pessoas não imprime a grande maioria das fotografias que tira actualmente. A fotografia digital tornou o processo de captar e guardar imagens muito mais rápido e simples mas a impressão não seguiu ainda o mesmo caminho. Para tornar o processo mais simples as fabricantes têm proposto equipamentos que imprimem em formatos 10x15 cm e podem ser usadas em ligação directa às máquinas. É o caso da Selphy ES1, da Canon, que surpreende pela pequena dimensão e a forma como cada pedaço de papel se transforma numa das fotografias escolhidas pelo utilizador.
O preço de venda a público é de 269 euros mas o que se torna mais aliciante é o custo de cada fotografia impressa, que deverá rondar os 30 cêntimos.


Pormenores inconfundiveis

http://imgs.sapo.pt/gfx/420428.gif
A série C da linha de portáteis Vaio, da Sony, não é exclusiva para mulheres, mas nenhuma ficará indiferente à qualidade dos pormenores e às cores variadas incluídas nesta gama. Com dois modelos diferentes, mas a mesma aposta na portabilidade e nas funcionalidades multimédia, os notebooks estão à venda desde o ano passado em cores preto, bordeaux, laranja e verde.

Os preços dependem das configurações mas partem dos 1.299 euros para o C1S/H Nomad e vão até aos 1499 euros do C1Z/B Timeless.