O fundador da Namco, Masaya Nakamura, morreu no passado dia 22 de janeiro com 91 anos. A notícia está a ser avançada esta segunda-feira pela imprensa internacional depois da empresa nipónica ter emitido um comunicado oficial.

Para além de ser o criador de uma das maiores empresas de videojogos do mundo, o japonês ficou sobretudo conhecido como o pai do Pac-Man, o célebre jogo lançado em 1980 que chegou a ser eleito como o jogo mais bem sucedido no mundo no segmento das arcades operadas a moedas pelo Guiness World Records.

Atualmente, estima-se que o videojogo, cuja origem reside na inspiração que Nakamura absorveu depois der observado uma pizza sem uma fatia, tenha sido jogado mais de 10 mil milhões de vezes em todo o mundo.

Com 91 anos completados no passado mês de dezembro, Nakamura detinha agora uma posição honorária na Bandai Namco - formada em 2005 com a fusão das duas empresas - pelo papel que representou no crescimento global da companhia. A empresa é atualmente conhecida por distribuir videojogos como Tekken e Dark Souls.

A pedido expresso da família, não foram revelados quaisquer outros detalhes acerca do falecimento de Masaya Nakamura.