Fortnite é o videojogo mais jogado da atualidade, reunindo milhões de jogadores para combates de sobrevivência em formato Battle Royale – o último sobrevivente é o vencedor. Mas é também o título mais lucrativo dos últimos anos, gerando centenas de milhões de dólares, o que é irónico para um jogo que é free-to-play. O sucesso financeiro deve-se à introdução constante de itens cosméticos que os jogadores podem adquirir, e com o arranque da quinta temporada, isso não é exceção.

Polémica: Utilizadores de PS4 impedidos de jogarem Fortnite na Switch
Polémica: Utilizadores de PS4 impedidos de jogarem Fortnite na Switch
Ver artigo

A Epic Games, a produtora do jogo, já havia espicaçado os fãs há algumas semanas com um misterioso evento único (apenas quem esteve no jogo à hora marcada assistiu) com explosões de mísseis, que deixou algumas fraturas no céu. Essas fendas foram agora abertas e diversos elementos de outros mundos chegaram à ilha que serve de palco à carnificina. Será possível encontrar um navio viking, um posto militar do deserto e até estátuas anciãs passam a fazer parte do cenário.

A ilha conta agora com uma área de deserto, que substituirá algumas zonas verdejantes da anterior atualização. Duas novas localizações chamadas Paradise Palms e Lazy Links surgiram, entre outros locais não assinalados.

Provavelmente a maior das adições é a introdução de veículos, neste caso, um carrinho de golf, ou como lhe chama o jogo o All Terrain Kart (ATK) que pode transportar os quatro jogadores do grupo. O tejadilho do veículo funciona ainda como uma mola para projetar os jogadores no ar.

Uma modificação interessante nas regras diz respeito à tempestade que obriga os jogadores a manterem-se no círculo de segurança. Até aqui, descoberto o padrão, este vai encolhendo no mesmo local, o que permite aos jogadores mais experientes procurarem zonas seguras durante muito tempo, sem se envolverem em combates. A atualização modifica o padrão do oitavo e nono círculo, fechando-os em direções aleatórias para obrigar os “campers” a movimentarem-se.

Para combater o vício dos jogadores ignorarem os companheiros tombados em combate, quem curar recebe experiência adicional. As armas foram também refinadas, e foram introduzidas novas skins e itens cosméticos para as personagens. A Epic retirou, no entanto, o modo Playground, um local onde os jogadores podiam experimentar as mecânicas de construção fora do ambiente de combate. A produtora promete trabalhar para melhorar este modo antes de o reintroduzir no jogo.