Foi instalada uma nova estrutura no laboratório Columbus, que é parte do módulo europeu da Estação Espacial Intenacional (EEI). O componente viajou a bordo do cargueiro espacial japonês HTV9 e será utilizado para conduzir novas experiências científicas na EEI.

A Agência Espacial Europeia (ESA) noticia que foram os astronautas Bob Behnken e Doug Harley, que estrearam o módulo da SpaceX que manobraram e instalaram a European Drawer Rack Mark 2 (EDR). Esta funcionará em paralelo com a European Drawer Rack.

A ESA explica que a operação foi concluída com sucesso e disponibilizou um vídeo da instalação.

A EDR2 é capaz de suportar uma larga variedade de experiências e demonstrações científicas e tecnológicas. A estrutura fornece energia, sistemas de arrefecimento, nitrogénio, ventilação de gases e tecnologias de comunicação de dados. A ESA adianta que foi também desenhada para acomodar instrumentos com diferentes dimensões e massas e para apoiar experiências que são conduzidas perto de si, mas fora da cabine Columbus, onde está instalada.

A EDR2 vai ainda ganhar uma impressora 3D, capaz de trabalhar metal, um instrumento de análise de compostos granulares e uma ferramenta que permite investigar os fluxos de transferência de calor. Todos estes serão essenciais aos trabalhos que se seguem a bordo do laboratório europeu.

Importa ainda sublinhar que esta estrutura substituiu a European Transport Carrier, que foi colocada no HTV9 para ser descartada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.