Este é um projeto mais para mostrar o estado da arte do que propriamente para criar um produto de consumo. Mas os investigadores do laboratório do MIT desenvolveram um trackpad de pequenas dimensões que pode ser colocado por cima de uma unha. Resultado? É possível controlar o smartphone ou computador à distância e de forma discreta.

Sabendo que os utilizadores têm facilidade em deslizar o dedo indicador sobre a unha do polegar, a ideia passa por tornar esta proximidade em algo que possa ser rentabilizado ao nível do controlo de interfaces.

A "unha digital" tem várias camadas de hardware que comunicam através de Bluetooth com os dispositivos.

O projeto tem inspiração na arte decorativa das unhas e quem desenvolveu o conceito quis manter essa perspetiva em aberto: para tornar a unha mais apelativa, é possível personalizá-la.

"Quando coloco o NailO, torna-se parte do meu corpo", diz a investigadora Cindy Hsin-Liu Kao a propósito do carácter pouco intrusivo da tecnologia, citada pela " TARGET="_blank">CNet.

Além de permitir uma interação à distância, estes mecanismos podem ser úteis em determinadas profissões que podem dar determinados comandos através de gestos, sem desocupar as mãos. Na página oficial do projeto é possível ver várias aplicações para a ferramenta.

Apesar de ainda estar em fase de protótipo, os cientistas já conseguem garantir uma eficácia de 92% no reconhecimento dos gestos.

A acontecer, os investigadores apontam o ano de 2018 como aquele em que o projeto NailO pode ganhar uma versão comercial.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.