A Nintendo, Microsoft e Toshiba "lideram" - novamente - os últimos lugares da mais recente edição do Guide to Greener Electronics da Greenpeace, por continuarem a usar substâncias perigosas nos produtos que fabricam.
Na origem está o mesmo problema: o uso de PVC (policloreto de vinilo) e BFRs (retardadores de chamas bromados) na composição dos produtos.
Os dois componentes podem produzir substâncias tóxicas quando incinerados em condições deficientes, como acontece na China ou Índia, explica a Greenpeace num comunicado enviado à imprensa.
A Nokia, a Sony Ericsson e a Philips mantêm, respectivamente, a primeira, segunda e terceiras posições do ranking para as fabricantes de electrónica mais amigas do ambiente.
[caption]
[/caption]
A HP (de 8º para 4º), a Samsung (de 13º para 5º)e a Lenovo (de 17º para 14º)conseguiram as maiores subidas na listagem de Outubro face à de Maio. Já a Apple protagoniza a maior queda, passando do quinto para o nono lugar, não por ter perdido pontos, mas porque foi ultrapassada por várias empresas, salienta a Greenpeace.
A LGE e a Toshiba, antes bem classificadas, surgem agora o 14º e o 16º lugar, "mostrando que neste sector caracterizado pela rapidez e a inovação, ficar parado não é suficiente".
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários