
O Centro Paroquial e Social de Lanheses, em Viana do Castelo, apresentou a “Elisa”, uma assistente virtual desenvolvida para melhorar o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Disponível a partir de 7 de abril no site oficial do Centro, a ferramenta usa Inteligência Artificial para simplificar processos e otimizar os serviços prestados a utentes.
Criada em colaboração com a Visual Thinking e com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal, a Elisa recorre a processamento de linguagem natural para responder a questões de forma rápida e precisa, facilitando o trabalho diário das IPSS e outras entidades do sector.
A assistente foi projetada para apoiar várias áreas, incluindo Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), centros de dia, serviços de apoio domiciliário, creches e jardins-de-infância. Também fornece orientações baseadas em legislação e normativos aplicáveis, como circulares do Instituto da Segurança Social e outras entidades públicas.
Entre as funcionalidades, destaca-se a disponibilização de modelos de documentos e minutas que podem ser adaptados às necessidades das organizações, contribuindo para uma gestão mais eficiente.
Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, sublinhou “o poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade”. “A Elisa é um exemplo concreto de como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma ética e responsável para apoiar organizações do terceiro sector, tornando o seu trabalho mais eficiente e permitindo-lhes focar-se no que realmente importa: as pessoas”, referiu.
A assistente integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, “para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores, facilitando o seu trabalho diário nas diferentes IPSS, entre outras entidades relacionadas”, explicam as entidades promotoras em comunicado, citado pela Rádio Alto Minho.
A nova ferramenta é “intuitiva e oferece orientações com base em legislação específica e comum aos equipamentos e respostas sociais, referenciais de qualidade como os manuais de processos chave, normativos e circulares emanadas pelo Instituto da Segurança Social ou outras entidades públicas, código fiscal, sistema de normalização contabilística aplicável às entidades do setor não lucrativo, código dos contratos públicos, entre outros”.
A Elisa “disponibilizará, ainda, modelos de minutas ou documentos pré-elaborados que, com as devidas adaptações, poderão ser utilizados pelas diferentes IPSS ou entidades conexas, possibilitando o incremento de uma maior eficiência e eficácia ao seu trabalho quotidiano”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Telescópio Hubble mostra nova perspetiva da “grande aranha” do Espaço -
App do dia
Carrot Care quer ajudar a organizar resultados de análises e contribuir para melhorar a saúde -
Site do dia
Quanto sabe sobre as cidades do mundo? Teste o conhecimento num quiz fotográfico -
How to TEK
Cansado do look “default” do iPhone? Saiba como mudar rapidamente o aspecto
Comentários