O tema da cibersegurança continua a ser uma preocupação das empresas, sempre sujeitas a serem alvo de ataques de hackers, através de simples armadilhas de phishing. De forma a contribuir para um ecossistema empresarial mais seguro, a NOS e a Fidelidade juntaram forças para criar uma nova solução apresentada como inovadora no mercado nacional.

O sistema combina segurança preventiva com reativa, permitindo às empresas portuguesas fazerem uma aferição da sua exposição a ciberataques na plataforma gratuita disponível. O diagnóstico permite às empresas ver o seu grau de vulnerabilidade e nível de exposição ao risco de ataques.

Na sua componente preventiva, esta inclui proteção antivírus, backup de informação, diagnostico de vulnerabilidades. Quanto à reativa, o sistema permite reaver facilmente os dados e recuperar mais rapidamente dos prejuízos gerados por um eventual ataque.

“A transformação digital potenciou largamente a capacidade de as empresas armazenarem e utilizarem grandes volumes de dados. Estes fatores potenciaram a exposição ao risco de ciberataques, tanto pelo valor da informação, como pela crescente sofisticação do cibercrime”, salienta Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS. Acrescenta que a parceria oferece uma proteção 360º às empresas portuguesas, assumindo uma missão de compromisso com o país. O homólogo da Fidelidade, Rogério Campos Henriques, diz que a cibersegurança é um dos grandes desafios da sociedade, sobretudo para as empresas. “Não é um tema do futuro, é um tema do presente e só trabalhando em conjunto podemos tentar ter impacto na sua solução ou mitigação”, destacando que a Fidelidade já tem experiência no segmento, mas a parceria com a NOS vai reforçar a proteção.

Quanto aos produtos, o NOS Brackup Pro permite armazenar em cloud os backups das empresas e foi desenvolvido em parceria com a AWS. Ao mesmo tempo reduz custos da estrutura e elimina a complexidade na proteção dos dados da empresa. Os dados dos computadores são armazenados em backup para a cloud da Amazon, de forma segura e automática, permitindo restaurar a informação, caso necessário, de forma mais rápida e fácil.

O NOS Antivírus Pro promete a proteção da empresa e respetivos equipamentos, sejam fixos ou móveis, contra os principais tipos de ataques, incluindo malware, ransomware e phishing. Foi desenvolvido em parceria com a Trend Micro para o mercado empresarial.

Por fim, a Fidelidade Cyber Safety, consiste num seguro de oferta de coberturas e serviços para a proteção do negócio. Estas garantias abrangem a intrusão de terceiros nos sistemas informáticos, entre outras coberturas.