Aproveitando a Cebit, que se inicia na próxima semana, a Philips vai mostrar na feira um dos seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, uma lente de foco variável, com um funcionamento baseado em fluidos que reproduz algumas características do olho humano. A empresa garante que este tipo de lentes de pequena dimensão é especialmente adequado para a utilização em equipamentos como telemóveis, sistemas de videovigilância e máquinas fotográficas digitais.



Sem recorrer a sistemas mecânicos para movimentar os diversos componentes, as novas lentes propõem um fabrico mais barato do que a actual tecnologia utilizada nestes componentes, afirma a Philips, ultrapassando a actual limitação da focagem fixa.


O novos sistema, designado FluidFocus, reproduz as características do olho humano, tirando partido do uso de fluidos para assegurar a focagem adequada em pequenas ou grandes distâncias. A distância de foque varia entre os 5 cm e o infinito de uma forma extremamente rápida, podendo a mudança ser obtida em menos de 10 ms, indicam os investigadores.




Com 3 mm de diâmetro e 2 mm de dimensão, as lentes usam dois líquidos não imiscíveis com características ópticas diferentes, contidos num pequeno tubo transparente, que funciona como uma lente curva. A forma da lente é controlada através da aplicação de um campo eléctrico numa superfície com repelente de líquidos. Em comunicado, a Philips explica que ao aumentar o nível de energia aplicado à superfície é possível transformar uma lente convexa numa superfície plana, permitindo assim a implementação de lentes que podem transitar de forma fácil entre convergentes e divergentes, e vice-versa (veja o esquema).



http://imgs.sapo.pt/gfx/235002.gif



Entre outras vantagens apontadas a esta nova tecnologia contam-se o facto de praticamente não consumir energia eléctrica, o que garante a poupança de bateria de equipamentos móveis, e a sua durabilidade, que se estende a mais de 1 milhão de operações de focagem sem perda de qualidades ópticas.

Notícias Relacionadas:

2004-01-27 - Philips desenvolve protótipo fiável de ecrãs moldáveis

2004-01-20 - Utilização de câmaras fotográficas digitais aumenta no curto prazo