A Sony partilhou as novidades que vão chegar à PlayStation 5 com a próxima atualização de firmware da consola. O objetivo é continuar a melhorar a experiência dos utilizadores, não apenas no acesso aos seus conteúdos favoritos, como na navegação da consola. E neste caso, pretende-se que todos criem melhores memórias com os seus amigos.

Há muitas novidades na lista partilhada pela fabricante no seu blog, entre funções de acessibilidade, opções de áudio, acesso mais rápido aos jogos, assim como novas formas dos utilizadores se conectarem com outros jogadores, através da personalização das sessões. E finalmente, a consola passa a suportar mais capacidade dos SSDs M.2 agora até 8 TB.

Veja na galeria imagens das novidades da PS5:

O firmware está disponível em forma de beta, pelo que podem ser detetados problemas nas funcionalidades. Para já, apenas utilizadores selecionados dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França podem testar as novidades, seguindo-se mais tarde o lançamento global. Os utilizadores que se registaram nos testes vão receber o convite por email para testar e a Sony avisa que algumas funcionalidades podem ficar para trás ou serem modificadas.

Quanto às funcionalidades de acessibilidade, a consola suporta agora um segundo comando para assistência. Pode utilizar dois comandos como se estivesse a usar apenas um, ajudando amigos ou crianças a ultrapassar partes mais desafiantes do jogo, sem a necessidade de lhe tirar o comando das mãos.

Também pode usar um sistema de feedback háptico na navegação pela interface dos menus. Quando ligado, efeitos sonoros para certos eventos também vão fazer o comando vibrar, tais como selecionar uma caixa, chegar ao limite do scroll de uma página, entre outras. Esta opção será útil sobretudo para jogadores com algumas limitações de visão e de audição.

Uma atualização importante diz respeito ao áudio 3D. A tecnologia Tempest 3D pode agora ser utilizada em outros equipamentos compatíveis com Dolby Atmos, através de HDMI, tais como televisores, barras de som ou sistemas de cinema em casa.

PS novo firmare julho 2023

O firmware modificou ainda a interface de grupos, permitindo convidar um jogador para um grupo fechado, sem ter de criar um novo. Agora é possível enviar convites para jogos para um grupo aberto ou fechado, em vez de apenas jogadores individuais. Quando alguém está a partilhar o seu ecrã num grupo que seja possível entrar, vai ver uma imagem de antevisão antes de entrar.

A atualização promete ainda facilitar a entrada na sessão de jogos de amigos mais facilmente. Pode ver o que estão a fazer e juntar-se. Um ícone de acesso será mostrado junto ao nome do amigo, caso o jogo em questão possa ser jogado em multijogador. Há também uma aba dedicada a hub de torneios, sendo possível consultar aqueles em que participou e o lugar mais alto que obteve, assim como a informação para o próximo desafio.

Durante a troca de mensagens já pode reagir com emojis, adicionar reações engraçadas, facilitando a comunicação entre os jogadores.

Será também mais fácil procurar pelos jogos na coleção dos jogadores. Os cartões de ajuda dos jogos também foram melhorados, assim como a descoberta de dicas para os títulos que está a jogar. E se o som de “bip” da consola quando liga ou desliga o incomoda, vai passar a ser possível desliga-lo ou ajustar o volume do som.

Por fim, respondendo a muitas queixas dos jogadores pela falta de espaço para instalar os novos jogos, passa a ser possível utilizar discos com capacidade até 8 TB, duplicando assim os 4 TB possíveis anteriormente. Atenção que antes de adquirir um novo SSD M.2 verifique os requisitos da consola por causa da compatibilidade.