A Qualcomm apresentou esta quinta-feira uma versão melhorada dos seu chip XR2 Gen2 para dispositivos de realidade virtual e mista. Na apresentação, a empresa também confirmou que o XR2+ Gen 2 vai ser usado em produtos da Samsung e da Meta, o que, pelo menos em parte, já revela algumas das armas à disposição da concorrência para rivalizar com os Vison Pro da Apple.

Uma das melhorias do novo chip está na resolução por olho suportada, que poderá ir até aos 4.3K, face aos 3K da versão anterior, com uma taxa de atualização de 90Hz. A capacidade de integrar várias câmaras e outros sensores em simultâneo também foi melhorada e passa de 10 para 12, na versão Plus.

Também esta melhoria pode contribuir para aproximar futuros headsets da proposta que a Apple tem para o segmento, já revelada mas ainda não lançada. Os vários sensores suportados pelo novo chip da Qualcomm podem servir para captar vídeo, mas também para seguir movimentos, recolher dados de profundidade ou fazer rastreio ocular ou facial. Estas duas opções, exemplificadas pela Qualcomm na apresentação, integram já os Meta Quest Pro e os Vision Pro, que a Apple deve lançar muito em breve.

Veja as imagens dos Apple Vision Pro

A News.com lembra que esta capacidade de integração de múltiplos sensores pode ainda vir a ser aproveitada pelos concorrentes da Apple para explorar novas formas de deteção de movimentos das mãos e do corpo neste tipo de equipamentos, como algumas notícias não confirmadas já sugerem.

As configurações finais de novos equipamentos com o XR2 Plus Gen 2 só serão reveladas quando as próprias marcas as derem a conhecer e a margem para criar produtos diferentes, a partir de uma mesma base, ainda é grande. No entanto, já se sabe que será possível ter equipamentos com melhores resoluções de câmara e imagens mais pormenorizadas, graças aos ecrãs melhorados.

Veja ou reveja imagens dos Meta Quest 3

Pode também antecipar-se que a performance geral desses novos modelos será melhorada, graças ao incremento de velocidade do CPU em 20% e do GPU em 15%, face à versão anterior do chip, usada nos Meta Quest 3. A integração com outros dispositivos também vai ganhar com a evolução, que passa a garantir suporte para Wi-Fi 7.

Além da Samsung e da Meta, a Qualcomm confirmou que há outras marcas com produtos em preparação, que vão ser equipados com a versão mais recente do seu chip, como a HTC Vive, uma empresa chinesa de eSports (Play for Dream) e um fabricante de hardware que fará esse anúncio na CES.