Foi no ano passado que a Adobe referiu estar a trabalhar no que, na altura, foi apelidado pela empresa de Projeto Nimbus e tratava-se de um novo editor de imagem com as ferramentas básicas, armazenamento na cloud e sincronização de ficheiros.

Alguns utilizadores do Creative Cloud para Mac tiveram acesso a uma versão prematura do programa, como nota o MacGeneration, dando assim a conhecer aquele que poderá ser o próximo editor de fotografias da Adobe (pelo menos para utilizadores pouco experientes ou que só queiram dar um toque à imagem).

A inspiração parece ser o Lightroom, também da Adobe, mas com um design mais simplificado para aqueles que não estão por dentro do mundo da edição fotográfica. A grandes distinção do programa é a sincronização de ficheiros entre equipamentos que recorre ao armazenamento de 1TB na cloud, permitindo assim sincronizar facilmente todos os ficheiros editados independentemente do formato em que estejam gravados (incluindo o formato RAW).

O programa conta ainda com a possibilidade de realizar pesquisas através de simples palavras (praia, água, cidade, etc.) uma vez que consegue analisar os elementos presentes nas imagens e aplicar tags referentes a cada objeto identificado. Pode ainda marcar e qualificar as imagens no Nimbus.

Não existem ainda certezas sobre quais são as intenções da Adobe ao lançar um novo, e mais simples, editor de imagens em vez de incluir as novas funcionalidades no próprio Lightroom. O facto do programa ter chegado a alguns utilizadores sem estar planeado significa que, posivelmente, em breve a Adobe deve ter novidades para apresentar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.