O iOS 6 atingiu uma taxa de utilização de 61% nos dispositivos Apple dos EUA e Canadá no espaço de um mês. A versão 5.1 do sistema operativo móvel da marca da maçã ainda funciona em 25% dos iPhone, iPad e iPod Touch e poucos dispositivos trabalham com uma versão inferior ao iOS 4.

Os números foram revelados pela Chikita Insights, uma consultora dedicada à pesquisa do tráfego e da publicidade online. A pesquisa revela que o iOS 6, apenas 24 horas depois do lançamento oficial, no dia 19 de setembro, atingiu uma quota de 15% comparativamente ao tráfego gerado por outras versões do sistema operativo. A taxa de utilização atingiu os 50% ao fim de duas semanas.

Desde então o crescimento não tem sido tão forte, mas a evolução foi sempre positiva. A consultora prevê que com a possibilidade do lançamento de novas versões do iPad a quota do iOS 6 possa atingir os 70% dentro de pouco tempo. O problema dos mapas e do consumo excessivo de dados parece não assustar os utilizadores da América do Norte.

[caption]tek-taxa utilizacao ios6 600[/caption]

O iOS 5 foi responsável por 4% do tráfego gerado por dispositivos Apple entre 19 de setembro e 19 de outubro, enquanto o iOS 4 representou uma fatia de 9% relativamente a toda a navegação feita. As versões inferiores ao iOS 4 são residuais, sendo apenas responsáveis por 1% do tráfego gerado.

O estudo da Chikita Insights comprova ainda que a fragmentação do sistema operativo móvel da Apple existe, mas não é uma realidade preocupante tendo em conta que 86% dos utilizadores usam as duas últimas versões do iOS disponibilizadas.

Apesar de os números serem relativos apenas aos EUA e Canadá, a força que os produtos da Apple têm nestes mercados pode dar uma imagem representativa da taxa de adoção atual dos diferentes iOS nos restantes mercados mundiais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico