A equipa da iFixit recebeu recentemente o novo Mac Pro e decidiu, ainda antes da “desmontagem” oficial, saciar a curiosidade de todos aqueles que alguma vez se perguntaram se o design inovador do computador teria mesmo uma segunda função como ralador. Escusado será dizer que o verdadeiro vencedor da prova não foi o equipamento da empresa da maçã, mas sim o queijo...

Depois de chegarem à conclusão de que é mesmo melhor usar o Mac Pro fora da cozinha, a equipa de especialistas decidiu pôr “mãos à obra” para ver não só o que se esconde por trás do aspeto curioso do equipamento, mas também verificar se os entusiastas do DIY conseguiriam facilmente desmontá-lo.

Ainda antes de empunhar as suas ferramentas, a iFixit pediu uma ajuda à Creative Electron, a empresa especialista em raio-X, para poder olhar para o interior do Mac Pro antes de o abrir. A dimensão do computador acabou até por trazer algumas dificuldades no processo, pois este não cabia totalmente na máquina de raio-X.

Depois de uma rápida limpeza aos restos de queijo na estrutura exterior do Mac Pro, os especialistas decidiram abri-lo, uma tarefa que se revelou muito mais fácil do que estavam à espera, pois nem necessitaram do uso de ferramentas ou de força.

Poderá o Mac Pro ser utilizado como um ralador de queijo? A iFixit experimentou e não recomenda
Poderá o Mac Pro ser utilizado como um ralador de queijo? A iFixit experimentou e não recomenda
Ver artigo

Aliás, a “desmontagem” do Mac Pro surpreendeu a iFixit pela positiva. Ao remover as diversas partes que compõem o interior do equipamento, os especialistas notaram que, devido à sua construção por módulos, a vasta maioria dos componentes pode ser facilmente substituída. Além disso, o facto de Apple ter incluído indicadores como números em algumas das partes e até diagramas explicativos de reparações no dispositivo foi uma surpresa para os técnicos.

No entanto, embora alguns dos componentes sejam de facto modulares, como os cartões SSD, estes são fabricados unicamente pela Apple, algo que pode complicar as reparações. De acordo com os técnicos, caso o utilizador necessite de substituir algumas destas peças, terá certamente de pagar valores astronómicos.

Pontuação de reparabilidade do Mac Pro 2019

No que toca à sua pontuação final, a iFixit atribuiu ao Mac Pro um nove, sendo mesmo considerado como uma espécie de “milagre” natalício e até um exemplo no que diz respeito a reparabilidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.