A mais recente versão do Mac Pro da Apple ficou conhecida não só pelo seu elevado preço, que com modificações pode ultrapassar os 63 mil euros, mas também pelo seu aspeto, no mínimo, curioso. Logo após a sua apresentação, em junho deste ano, começaram a surgir vários memes que comparavam o equipamento a um ralador.

A equipa da iFixit recebeu o novo computador no seu estúdio e decidiu preparar uma transmissão especial ao vivo no YouTube para dar a conhecer as suas primeiras impressões ainda antes da “desmontagem” oficial. Mas, para saciar a curiosidade de todos aqueles que alguma vez se perguntaram se o design inovador do Mac Pro teria mesmo uma segunda função como ralador, as especialistas decidiram colocar o equipamento à prova.

De bloco de queijo em riste, em vez das habituais ferramentas, as especialistas compararam as capacidades do Mac Pro com um ralador a sério. Escusado será dizer que o verdadeiro vencedor da prova não foi o novo computador da empresa da maçã. De acordo com Chris Ligtenberg e John Ternus, em entrevista ao website Popular Mechanics, ao contrário do utensílio de cozinha, as aberturas na estrutura exterior do equipamento têm como função principal ajudar no seu arrefecimento.

Já chegou o novo Mac Pro com opções de modificação que podem ultrapassar os  63 mil euros
Já chegou o novo Mac Pro com opções de modificação que podem ultrapassar os 63 mil euros
Ver artigo

Fora das experiências com queijo, equipa da iFixit concentrou-se também nos aspetos internos do hardware do Mac Pro. Para surpresa das especialistas, o equipamento consegue ser facilmente aberto com uma simples chave de fendas. No entanto, teremos mesmo de esperar pela próxima “desmontagem” para saber mais detalhes sobre o que se esconde no seu interior.