A Adobe disponibilizou esta terça-feira o pacote trimestral de correções para as suas aplicações Acrobat e Reader que endereça uma vulnerabilidade que tem vindo a ser explorada por um Cavalo de Tróia.

No conjunto, o pacote corrige 28 vulnerabilidades que afectam as versões 9.1.3 do Reader e Acrobat; o Acrobat 8.1.6 para Windows, Macintosh e Unix; e a versão 7.1.3 do Reader e do Acrobat para Windows e Macintosh.

Os problemas em causa podem levar as aplicações a fecharem abuptamente, assim como à possibilidade de controlo do computador por terceiros.

A fabricante recomenda a actualização para o Adobe Reader 9.2 e para o Acrobat 9.2, ou para o Acrobat 8.1.7 ou Acrobat 7.1.4, refere a Cnet.

Uma das actualizações endereça uma vulnerabilidade explorada por um troiano que chega através de PDF contendo JavaScript malicioso. A falha afecta os sistemas Microsoft Windows 98, ME, NT, 2000, XP e Server 2003.

A correcção estava prometida desde quinta-feira passada, quando a própria Adobe confirmou o problema.

Este é o segundo pacote de correcções da Adobe, desde que a fabricante anunciou que iria lançar trimestralmente actualizações de segurança para as suas aplicações de visualização e edição de PDF.