A Samsung pode não ter um smartphone para mostrar no Mobile World Congress deste ano, mas as últimas notícias dizem-nos que, nem por isso, a tecnológica sul-coreana estará presente de mãos a abanar. Para além de um tablet, a empresa terá também um novo processador móvel para exibir.

O Exynos 9 Series 8895, anunciado esta quinta-feira, é um CPU topo de gama de 10 nanómetros que oferece uma eficiência energética 40% superior ao seu antecessor, ao mesmo tempo que potencia uma performance 27% melhor. O chip conta com oito cores - quatro Cortex A53s e quatro variantes personalizadas pela própria Samsung - e a tecnológica alega que o processador permite reproduções de vídeo 4K em 120 frames por segundo, tal como experiências em realidade virtual nesta mesma resolução. Em termos de segurança, há também um pormenor a ressalvar. É que o chip vem com uma unidade de processamento dedicada a manter os dados gerados por impressões digitais, íris e pagamentos móveis, longe de ameaças exteriores.

O grande atrativo deste componente é, no entanto, o suporte para modems móveis gigabit LTE. Articuladas num equipamento móvel, as peças serão capazes de alcançar velocidades de transferência de dados de até 1Gbps e de 150Mbps de upload.

A Samsung não confirma se este processador integrará o próximo Galaxy S8, mas tendo em conta que é comum, para a tecnológica, lançar uma versão com um chip Qualcomm e outro com um Exynos, é provável que este seja um dos integrantes do próximo flagship da marca.