Está a circular na Internet um novo vírus que utiliza mensagens colocadas em newsgroups para se propagar, alegando conter imagens do suicídio de Osama Bin Laden. De acordo com a empresa de segurança Sophos, o email transporta o troiano Hackarmy e a mensagem foi já colocada em mais de 30 mil newsgroups.



O número um da al Qaeda é usado como pretexto para atrair a atenção dos utilizadores, que podem ler na mensagem que dois jornalistas da CNN encontraram Osama Bin Laden enforcado na quarta-feira à noite e tiraram algumas fotografias como prova. A mensagem colocada nos newsgroups refere ainda que a notícia não foi divulgada porque o presidente Bush espera a confirmação da identidade de Bin Laden, mas as fotos já foram colocadas na Internet.


As mensagens indicam um link onde supostamente se pode fazer o download das imagens, mas onde na verdade está um vírus de tipo cavalo de Tróia que permite aos hackers assumirem o controle de um computador.



Esta não é a primeira vez que Osama Bin Laden é utilizado como isco para os internautas curiosos, mas outros casos de mensagens que indicam a existência de imagens de violência ou pornografia para levar os utilizadores a descarregar vírus ou outro tipo de software malicioso são cada vez mais frequentes.



O cavalo de Tróia Hackarmy já tinha sido identificado no início deste ano mas foi agora modificada a sua forma de actuar para conter a informação sobre Bin Laden.

Notícias Relacionadas:

2002-06-27 - Ciberataques da al Qaeda sob suspeita do FBI