(Actualizada)
Está em circulação um novo worm da família Spamta que ao longo das últimas horas tem acelerado o ritmo de difusão. De acordo com os Panda Labs, que identificaram o problema, o worm representa quase metade dos vírus identificados pelos sistemas de monitorização da empresa. "Este trojan está presente em cerca de 40 por cento das mensagens infectadas recebidas de hora a hora pelo PandaLabs", informa um comunicado.



"Em Portugal 60 por cento das infecções que nos chegam de IPs portugueses são devidas a este código malicioso", explica a Panda Software Portugal, contactada pelo Tek. A empresa acrescenta que ao longo dos últimos três dias foram registadas detecções em 15 mil endereços de redes nacionais e estima que deverão estar infectadas no país entre 100 mil e 200 mil máquinas.



O SpamtaLoad.DO chega ao PC através de uma mensagem de email identificada com vários assuntos - onde se incluem Error, Good da, hello ou Mail Delivery System - e também com diferentes corpos de texto, entre os quais: Mail transaction failed. Partial message is available., The message contains Unicode characters and has been sent
as a binary attachment
.



Para que o Trojan fique activo o utilizador terá de executar o ficheiro anexo à mensagem o que irá desencadear a abertura de bloco de notas ou uma mensagem de erro. Com esta acção está aberto caminho para o download do worm que uma vez instalado no sistema se reenvia para os contactos da agenda de endereços do utilizador.



A família de worms Spamta tem provocado vários problemas de segurança ao longo dos últimos anos. A última situação mais problemática ocorreu em Novembro do ano passado, quando uma outra variante provocou milhões de infecções em todo o mundo.



A Panda sublinha que este tipo de worms são normalmente pouco graves e servem muitas vezes de diversão para as empresas de segurança, que enquanto se concentram na resolução dessa questão são surpreendidas com outra ameaça mais grave.



Para aumentar a eficácia dos ataques e ocupar os sistemas de segurança os worms com estas características são tipicamente lançados com várias versões espaçadas por curtos períodos de tempo, diz ainda a Panda.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com informação da Panda Software Portugal, sobre a estimativas de computadores infectados em Portugal.



Notícias Relacionadas:

2006-11-29 - Detectada nova versão do worm Spamta
2006-09-27 - Worm Spamta circula na net em doze versões distintas