Os novos troianos detectados pela PandaLabs aproveitam-se de funções rootkit para se instalarem de forma oculta no computador dos utilizadores. Pertencentes à família Haxdoor, estes códigos maliciosos têm ainda a capacidade de modificar as definições da firewall instalada na máquina por forma a que esta autorize os seus comportamentos ilícitos.



Todas as variantes detectadas foram concebidas a pensar no furto de palavras passe de serviços online, como o eBay, ICQ, Pay Pal ou o Web Money. As passwords de acesso a caixas de correio electrónico também fazem parte do alvo destas ameaças, sendo o Outlook Express ou o The Bat! algumas das aplicações visadas.



As fraudes online e o furto de identidade são algumas das consequências destes códigos maliciosos que poderão ser evitados caso os utilizadores eliminem "mensagens de correio electrónico suspeitas ou indesejáveis", principalmente spam, já que estes troianos são enviados "massivamente como anexos" neste tipo de correio não solicitado, afirma Paulo Silva, director técnico da Panda Software Portugal.



É aconselhável que os utilizadores complementem as soluções de segurança implementadas nos seus computadores com "tecnologias proactivas que possam detectar processos suspeitos baseados em análise comportamental", referiu o responsável em comunicado.

Notícias Relacionadas:

2006-10-10- Spam financeiro utilizado para fazer subir o valor de acções no mercado

2006-09-25 - Panda reporta 6.995 novos trojans bancários entre Janeiro de 2005 e Agosto de 2006