Afinal nem as ferramentas que garantem privacidade aos internautas na utilização de serviços online são totalmente anti-NSA. Isto porque a Agência Nacional de Segurança norte-americana tem uma ferramenta que automaticamente capta informação dos utilizadores que procuram informações sobre o Tor.



Este modelo de navegador de Internet que garante o anonimato da navegação e que permite circundar limitações geográficas de conteúdos, assim como de resultados de motores de busca, há muito que está identificada pela NSA como um dos “alvos” a quebrar.



De acordo com três investigadores, que trabalham no desenvolvimento do Tor, foram encontrados indícios de que a NSA regista a atividade dos utilizadores que visitam a página do software.



O mesmo aplica-se aos internautas que fazem pesquisa sobre a distribuição Linux Tails, a mesma que é usada pelo ex-consultor informático Edward Snowden. Até os visitantes de uma publicação especializada, o Linux Journal, podem ser identificados pelo serviço de inteligência norte-americano.



Os internautas são identificados e recebem uma "impressão digital" que permite à NSA seguir todas as atividades online dos alvos definidos.



De acordo com o The Verge, as informações recolhidas tiveram origem em vários meses de investigação e têm também por base entrevistas realizadas a antigos agentes da NSA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.