O início oficial daquela que é considerada a maior feira tecnológica do mundo, a CES, é só amanhã, dia 9, mas algumas novidades já começaram a ser desvendadas nas pré-conferências do evento.

Jensen Hung, CEO da NVIDIA, anunciou que a Uber e a Volkswagen vão juntar-se ao grupo de parceiros que inclui nomes como a Tesla, a Universidade de Berkeley e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), entre outros, no segmento dos veículos automatizados.

Huang revelou-se entusiasmado com as novas parcerias, revelando que o “futuro do transporte vai ser transformado pelos serviços de mobilidade” sendo que “os veículos autónomos são uma tecnologia essencial para tornar os serviços de mobilidade abrangentes”.

A opinião foi partilhada por Herbert Diess, CEO da marca Volkswagen, que defendeu que a “indústria vai mudar muito”.

Também para a Uber, a tecnologia da NVIDIA é essencial para que os veículos autónomos funcionem e Eric Meyhofer, chefe do Grupo de Tecnologias avançadas da Uber, afirmou  que “o desenvolvimento de veículos autónomos seguros e confiáveis ​​requer um sofisticado software de IA e uma GPU de alto desempenho no veículo”.

Segundo a Uber, a tecnologia desenvolvida pela Nvidia já é usada nos SUVs Volvo XC90. Recorde-se que, os XC90s são utilizados pela Uber durante os testes que a empresa tem conduzido às suas tecnologias de automação. Os veículos foram avistados pela primeira vez em Pittsburgh, em outubro de 2016, mas a parceria com a Volvo já dura desde agosto.

De forma a avançar com a criação das primeiras frotas autónomas, a gigante do transporte privado encomendou 24 mil carros à Volvo, que deverão chegar à tecnológica norte-americana entre 2019 e 2021, já com os sistemas básicos de navegação instalados e prontos a receber as tecnologias de automação da própria Uber.

O CES acontece há 50 anos em Las Vegas e no ano passado recebeu mais de 180 mil participantes. O evento conta com a participação de mais de 600 empresas, 3.500 potenciais investidores e de 7.000 jornalistas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.