Tal como prometido, Jensen Huang, o diretor executivo da NVidia fez uma keynote em antecipação da Gamescom, o maior evento de videojogos na Europa, para apresentar novos produtos da gama GeForce. A tecnológica recentemente revelou as novas placas gráficas baseadas no GPU Turing de oitava geração, assentes na arquitetura NVidia RTX para o processamento de Ray Tracing, numa potente demonstração utilizando o motor Unreal para recriar um Porsche 911. Jensen Huang brincou com a "GTX 1180" e com todos os "leaks" estarem incorretos, embora mencione que não tenha feito de propósito.

O CEO da NVidia aproveitou o momento para explicar a tecnologia Ray Tracing e os efeitos permitidos com esse algoritmo. Segundo o patrão da empresa, a tecnologia RTX permite atingir qualidade Ray Tracing, antecipando em uma década a evolução prevista. A tecnologia foi demonstrada mais uma vez no famoso vídeo dos Storm Troopers no elevador, com a iluminação realizada em tempo real. Apenas um computador superpoderoso o poderia fazer, e brincando, os fãs poderiam comprar o mesmo em 3.000 prestações suaves de 20 dólares. Sim, muito caro... O CEO passou a hora seguinte a descrever as possibilidades da tecnologia RTX, repetindo um pouco o que foi mencionado em anteriores eventos.

tek nividia rtx 2080
tek nividia rtx 2080

No entanto, foi mostrado um vídeo de uma nova demo tecnológica, chamado Sol, com um homem numa armadura a dançar num ambiente bem high tech - muita inspiração em Fortnite? Foi ainda adiantado como a tecnologia baseada em machine learning será a quarta revolução industrial e o contributo da empresa na investigação de inteligência artificial, em pesquisas como a coloração de imagens, por exemplo, através de técnicas de "antecipação" e a capacidade de "adivinhar" os pixéis graças a deep learning e a infraestrutura NGX (Neural Graphics Workframe).

O início do evento ficou marcado por uma viagem cronológica aos filmes e videojogos com efeitos elaborados pela tecnologia NVidia. E a tradição é para continuar, com Shadow of the Tomb Raider a ser um dos primeiros títulos a oferecer a tecnologia de ponta da NVidia, uma colaboração que sucede a Rise of the Tomb Raider, com a fabricante a lançar os mais recentes drivers para a versão PC do jogo do catálogo da Square Enix. A demonstração revelou os novos efeitos de sombra projetados através de Ray Tracing, graças a NVidia RTX, eliminando os objetos sólidos projetados, para efeitos mais suaves e claro, mais reais. Metro Exodus, o terceiro jogo da série Metro, inspirado nos livros com histórias pós-apocalípticas, será outro título a utilizar a tecnologia RTX e foi demonstrado no evento, centrando-se na projeção de luz no interior, através da iluminação natural do exterior. A demo mostrou como a luz se espalha pela sala, com os efeitos de iluminação global a criarem um ambiente foto realístico, sem a necessidade de "aldrabar" os pontos iluminados.

O título de condução Asseto Corsa conta com reflexos dinâmicos nos vidros e chapa da carroçaria baseados na tecnologia RTX. Também Battlefield V, o próximo FPS da DICE/EA baseado na segunda guerra mundial, será um dos "embaixadores" da tecnologia RTX. O detalhe guardado para este título passa pelos detalhes, como a projeção de reflexos nos olhos das personagens. Foi demonstrado a qualidade das explosões, e como o fogo se propaga, assim como os respetivos reflexos projetados. Os efeitos de fumo e a projeção dos reflexos em superfícies húmidas foram também destacadas. No evento foi revelado que a beta aberta do jogo começa a 6 de setembro.

Se as Quadro RTX 5000, 6000 e 8000 são GPUs “industriais” direcionadas para a indústria do cinema e efeitos especiais, a NVidia tem versões “domésticas” para a tecnologia RTX. Muitos apontavam para a GeForce GTX 1180, mas a NVidia passa a denominar as suas novas “topo de gama” de GeForce RTX 2080, baseadas na tecnologia Turing, confirmando-se assim alguns “leaks” lançados nos últimos dias. Com a quantidade de vezes que se falou em RTX no evento, seria impossível não utilizar a designação nos novos produtos.

A topo de gama será a versão Titanium, designada por RTX 2080 Ti, suportada por 4.352 cores CUDA, mais 21% do que as anteriores versões e tem 11 GB de memória RAM GDDR6. Esta topo de gama será a equivalente à média-gama Quadro RTX 6000, enquanto a versão normal da RTX 2080 será semelhante à “entrada de gama” Quadro RTX 5000, com 8 GB de RAM GDDR6 e 2944 cores. A RTX 2080Ti tem preço a começar nos 999 dólares e chega ao mercado a 20 de setembro. A NVidia refere que mesmo a trabalhar em overcloacking, a placa é mais silenciosa que a geração anterior. Para além da RTX 2080 (a partir de 699 dólares) e RTX 2080Ti, vai haver a versão RTX 2070 a começar nos 499 dólares, com as pré-reservas a começarem a partir de hoje. E se quiser perder a cabeça pode optar pela joia da coroa, a Quadro RTX 8000 a partir de 20 mil dólares...