Em maio de 2023, a Nvidia partilhou uma demostração tecnológica do seu sistema ACE, ferramentas de IA generativa capazes de dar voz a personagens não controláveis nos videojogos, conhecidas como NPCs. Esta demonstração pretendia mostrar como pode passar o futuro dos videojogos, em que um jogador utiliza um microfone para interagir diretamente com as personagens, dispensando textos e opções de diálogo. As respostas são geradas pela IA generativa.

A Nvidia continua a mostrar o potencial da sua tecnologia, levando para a Game Development Conference (GDC), que está a realizar-se até ao dia 22 em São Francisco, uma nova demonstração dos seus “humanos digitais” gerados por IA. A fabricante criou uma demo tecnologia chamada Covert Protocol, em parceria com a Inworld AI, para demonstrar o potencial das personagens inteligentes.

A ideia é introduzir as personagens geradas pelo sistema ACE nos videojogos. Do lado dos developers, apenas têm de colocar palavras-chaves nas prompts para definir a personalidade das personagens e definir alguns parâmetros como a agressividade, se é introvertido ou extrovertido, nível de tristeza e outras definições.

Conceitos como o conhecimento cognitivo, como a memória, personalidade, a sua história de fundo, objetivos e emoções estão presentes. Também a perceção ao mundo, através de áudio, visual, reação a eventos, interação com objetos e outros parâmetros podem ser gerados. E depois, o seu comportamento perante o jogador, os diálogos, gestos, linguagem corporal ou interação com o meio em redor.

Veja o vídeo com a demonstração:

Na prática, os NPCs percebem o mundo em redor, aprendem e adaptam-se, iniciando ações de forma autónoma. O melhor é que estes oferecem experiências de interação diferentes a cada jogador. O sistema cria o aspeto das personagens, as vozes e comportamentos, mediante a sua personalidade.

Para os developers terem um primeiro contacto com esta demo de Covert Protocol, a Nvidia vai disponibilizar o código-fonte do mesmo à comunidade. Uma oportunidade para que possam construir as suas próprias experiências com esta tecnologia.