
E se em vez de painéis solares os telhados das casas estivessem populados de discos Blu-Ray que contribuem para a produção energética da habitação? Na realidade isto não pode acontecer, mas em teoria é o que vai suceder daqui para a frente.
Isto porque um grupo de investigadores chegou à conclusão que o padrão usado nos discos Blu-Ray para fazer o armazenamento de dados é também, até ao momento, a fórmula mais eficaz de armazenar energia da luz solar.
Os resultados da investigação foram conseguidos por um grupo de cientistas da Universidade de Northwestern, dos EUA.
“Tinhamos um palpite de que os discos Blu-Ray podiam funcionar no melhoramento das células solares, e, para nosso gáudio, descobrimos que os padrões existentes já são muito bons”, disse um dos investigadores, Jiaxing Huang. “É como se os engenheiros elétricos e os cientistas de computação que desenvolveram o Blu-Ray estiveram subconscientemente a fazer o nosso trabalho”, acrescentou.
Os cientistas dizem que a estrutura de um Blu-Ray é constituída por várias ilhas e poços – que ajudam a segmentar melhor o código binário – e que esta dispersão ajuda a absorver de forma mais eficaz a energia transmitida pelo Sol.
Sabendo que os Blu-Ray já são produzidos de forma massificada, o custo da aplicação não será um entrave ao adaptamento da tecnologia para a área da energia.
Traduzindo os resultados da investigação em números, um painel solar que use o padrão de armazenamento dos discos Blu-Ray consegue uma taxa de absorção de energia quase 22% superior ao das células tradicionais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários