A Microsoft anunciou ontem a primeira grande atualização à suite de produtividade baseada na nuvem que lançou em junho, o Office 365. De acordo com o comunicado da empresa, são 30 as novidades, de entre as quais se destaca o suporte à nova versão do Windows Phone (7.5 ou Mango) e ao Lync para Mac.

As melhorias ao nível da integração com o SharePoint e SkyDrive são outras das garantias, a somar às novas opções de controlo para os administradores dos sistemas - como a possibilidade de fazerem reset às passwords através de SMS.

No que respeita às atualizações do SkyDrive, podemos contar com novas ferramentas (simples e centradas nas aplicações) de partilha para o Office, de gestão de ficheiros, e destinadas a facilitar o upload, com um sistema de drag and drop (baseado em HTML5). Fica também assegurado total suporte a PDFs e o suporte a imagens RAW.

O Office 365, que passou também a estar disponível em mais 22 países, oferece agora suporte ao OS X Lion, da Apple, com integração do Link, uma plataforma de Instant Messaging, gestão de videoconferências e chamadas telefónicas.

Também os utilizadores de dispositivos móveis da Apple, como o iPad, poderão, em breve, passar a contar com o acesso ao Office. Pelo menos é o que garantem os rumores que começaram a circular hoje na imprensa internacional. De acordo com os meios especializados a gigante de Redmond estaria "a trabalhar ativamente na adaptação da sua popular suite para o tablet da Apple". A hipótese ainda não mereceu comentários por parte da Microsoft.