Os primeiros computadores de baixo custo, desenvolvidos no âmbito do projecto One Laptop per Child, vão começar a ser distribuídos no próximo mês de Fevereiro, escreve a Associated Press.



De acordo com a mesma fonte, esta será uma fase experimental antes do lançamento oficial do produto, previsto para Julho deste ano.



Os portáteis, denominados XO, estão equipados com um sistema operativo baseado em Linux, ao qual a equipa de Nicholas Negroponte decidiu chamar Sugar. Sabe-se que os equipamentos não terão disco rígido mas sim uma memória flash de 512 MB, entradas USB, browser, processador de texto e leitor de RSS. O preço dos computadores deverá estar situado entre os 100 e os 150 dólares, tendo em conta os custos iniciais de produção.



A Associated Press escreve que está prevista a entrega dos equipamentos no Brasil, Argentina, Uruguai, Nigéria, Líbia, Paquistão, Tailândia e a outros territórios palestinos.



Para o projecto, Negroponte conta com fundos na ordem dos 29 milhões de dólares provenientes da colaboração de empresas como o Google, News Corp. e Red Hat.

Notícias Relacionadas:

2006-11-22 - One Laptop per Child apresenta primeiros computadores e prevê início da produção em massa para 2007

2006-08-23 - Produção de PCs do projecto One Laptop per Child arranca em Novembro