As candidaturas à 6ª edição dos Prémios Prémios PlayStation Talents já estão abertas. Na iniciativa promovida pela PlayStation Portugal, que quer desafiar o talento nacional, o vencedor tem a oportunidade de ver o seu jogo a ser publicado para a PlayStation 4 e habilitar-se a ganhar um prémio de 10 mil euros para ajuda no desenvolvimento do projeto.

Além disso, está reservado um espaço físico para a equipa em Lisboa, por um período de 10 meses, assim como uma campanha de promoção e marketing nos canais PlayStation avaliada em 50 mil euros. Incluído no prémio está também o acesso ao kit de desenvolvimento para a PS4.

À iniciativa podem concorrer pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2019. Todos os candidatos deverão apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

As candidaturas terão de ser enviadas para premiosplaystation@premiosplaystation.com até às 23h59 do próximo dia 28 de setembro. A organização do evento relembra que a candidatura deverá incluir uma build jogável/vertical slice; um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração; o documento de Concept Design em formato PDF, sem limite de páginas; e os CVs dos membros da equipa.

As melhores propostas serão reveladas durante o mês de outubro. O grande vencedor do Prémio PlayStation Talents para o Melhor Jogo e os vencedores das restantes categorias serão anunciados no início do próximo ano.

Entre as categorias a prémio estão listados o jogo mais inovador; melhor arte, melhor utilização das plataformas PlayStation, melhor jogo infantil; prémio Imprensa; melhor jogo de competição online; e por fim, o prémio especial Games for Good. Atribuído em parceria com o IADE, o prémio tem como objetivo destacar o projeto que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, sendo capaz de contribuir para diálogos abertos sobre problemas reais na sociedade e do mundo.

Dos Açores para o mundo: KEO ganhou prémio PS Talents e está na mira das editoras internacionais
Dos Açores para o mundo: KEO ganhou prémio PS Talents e está na mira das editoras internacionais
Ver artigo

Desde que começaram em Portugal em 2015, os prémios PlayStation Talents, já contaram com a participação de mais de 250 projetos. o vencedor da primeira edição foi Strikers Edge, que foi lançado no ano passado. Os restantes continuam ainda em produção, como é o caso de VRock, Out of Line e KEO, , que estão atualmente em desenvolvimento.

Na edição de 2019 dos prémios PlayStation Talents o grande vencedor foi o videojogo Back Then, que garantiu ao estúdio Outriders & RP Studios o prémio monetário de 10 mil euros, possibilidade de trabalhar num espaço durante 10 meses, um kit de desenvolvimento da PS4 e ainda marketing no seu lançamento avaliado em 50 mil euros.

PlayStation Talents: “Back Then é um jogo sobre as nossas experiências pessoais a lidar com o Alzheimer”
PlayStation Talents: “Back Then é um jogo sobre as nossas experiências pessoais a lidar com o Alzheimer”
Ver artigo

O jogo nasceu durante uma Global Game Jam em 2019. “Desde início queríamos ter uma mensagem por trás, não apenas mais um jogo. Nasceu a ideia do Back Then, inicialmente baseado na paralisia do sono, um mini-game super simples, as que evoluir para um idoso numa cadeira de rodas com Alzheimer”, explicou Ruben Pereira, game designer e marketing do estúdio em entrevista ao SAPO TEK.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.