Um Lexus, da frota de carros autónomos da Google que circulam nas estradas norte-americanas, estava parado no trânsito. O condutor que se seguia distraiu-se, alegadamente, e bateu na traseira do veículo da tecnológica. Mas esta foi a primeira vez que um carro de condução autónoma esteve envolvido num acidente com feridos.

Os três funcionários da Google que seguiam a bordo tiveram que ser assistidos no hospital, tendo recebido alta pouco depois, apresentando apenas algumas dores no pescoço relativas ao acidente. O embate na traseira do veículo deu-se a 27 Km/H, de acordo com dados oficiais da empresa.

Apesar de só ser conhecido agora, o acidente deu-se no dia 1 de julho.

Este é o 14º acidente dos carros da Google desde que vieram para as estradas há seis anos atrás e o 11º no qual houve um choque na traseira do veículo. A Google diz que em todas as vezes o erro foi humano e nunca provocado pela automatização do veículo.

Os engenheiros da Google estão neste momento a trabalhar numa forma de alertarem os outros condutores em caso de distração, como escreve o The Guardian. Isto é, além do carro da Google conseguir conduzir sozinho, teria ainda capacidade para prever quando o comportamento dos outros condutores é de risco.

O acidente acontece poucas semanas depois de uma nova frota de veículos próprios da tecnológica terem saído para as estradas de Mountain View.