Os números são relativos ao primeiro trimestre de 2008 e mostram que 49,8 por cento dos lares têm computador em casa e que 46 por cento possui aceso Internet, sendo que a grande maioria (85,5%) possui ligações de banda larga.

O relatório hoje divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) revela uma evolução positiva em todos os indicadores face aos números de 2004, com uma subida de 5,9 por cento na taxa de posse de computadores, 16,4 por cento no acesso Internet e 35,2 por cento na utilização da banda larga.

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O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2008 mostra ainda que numa análise regional Lisboa está à frente em todos os indicadores, sendo que 57,9 por cento dos agregados têm acesso a computador, 54,1 por cento dispõem de ligação à Internet e 50,2 por cento
efectuam a ligação à rede através de banda larga.

Entre as tecnologias utilizadas para o acesso em banda larga, o ADSL e o cabo são os mais referidos, com 33,6 e 30,6 por cento, respectivamente. É de notar que 27,1% dos agregados com ligação à Internet referem o acesso à rede de banda larga via wireless.

Um outro dado interessante em relação à forma de acesso à Internet reside também no facto de 48,1 por cento dos inquiridos afirmar aceder à Internet via telemóvel.

A posse e a utilização de computador têm valores muito próximos, com 45,9 por cento dos indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos a referir o uso do equipamento, enquanto 41,9 por cento admite aceder à Internet, o que revela taxas de crescimento médio anual de 5,5 e 9,5 por cento, respectivamente, face a 2004.

De acordo com o estudo do INE os homens apresentam maiores níveis de utilização das TIC, sendo que cerca de metade dos indivíduos do sexo masculino
utilizam o computador e 46,5 por cento acedem à Internet. A utilização por parte das mulheres situa-se, em média, cerca de oito pontos percentuais abaixo da dos homens, com 41,9 por cento das mulheres a utilizar o computador e 37,6 por cento a Internet.

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O estudo aborda ainda a área do comércio electrónico, com 6,4 por cento dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos a admitirem fazer encomendas através da
Internet, o que corresponde a 15,2 por cento dos indivíduos que utilizam Internet. comparados com os números de 2004 o crescimento médio anual registado é de 22%.

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Os produtos mais encomendados sofreram uma grande alteração, ficando agora em destaque as viagens e alojamento (39,4%); livros, revistas, jornais e material de e-learning (33,7%; roupas e equipamentos desportivos (25,5%) e equipamento electrónico (23,2%). Os bilhetes para espectáculos ou eventos (21%) e software informático (20,5%) vêm a seguir.

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Entre as formas de pagamento utilizadas para as compras online o cartão de crédito é o mais destacado, sendo utilizado por 51,5 por cento dos indivíduos
que fizeram encomendas pela Internet no primeiro trimestre de 2008. O pagamento
por multibanco está sem segundo lugar, com 30,9%, seguindo-se o homebanking, usado por 17,3 por cento dos indivíduos que faz compras online.