Depois da Microsoft ter revelado oficialmente a Xbox Series S, assumindo um preço bem mais em conta de 299 euros, do que a sua joia da coroa Xbox Series X a 499 euros, assim como um lançamento para 10 de novembro; a bola foi passada à sua rival Sony que ainda não tinha divulgado nem o preço nem a data de lançamento das suas futuras consolas. E ainda desafiou a comunidade de jogadores para mais um showcase, aparentemente focado em jogos para hoje. Mas o que há para mostrar? No convite é apenas referido que "antes do lançamento da PlayStation 5, queremos mostrar um pouco mais dos jogos incríveis que serão lançados com a consola”, afirmou Sid Shuman, Diretor de Content Communications na SIE, prometendo novidades dos títulos mais recentes não só dos estúdios PlayStation como os seus parceiros criadores.

A Sony acabou mesmo por confirmar os rumores, apresentando o preço de 499 euros para a versão normal e 399 euros para a versão digital. Quanto ao lançamento, os Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul recebem a consola mais cedo, na mesma janela de lançamento da sua rival, a 12 de novembro (a Xbox sai no dia 10), mas o resto do mundo, Portugal incluído, chega no dia 19 de novembro.

tek ps5 preço

A Sony já tinha feito anteriormente um showcase dedicado aos seus lançamentos para a PS5 e parecia mesmo ter metido toda a "carne no assador" na apresentação, revelando ao todo 26 títulos para a consola prevista para a época natalícia deste ano. À PS5 vão chegar alguns títulos já conhecidos do público, seja em novos modos melhorados, como Grand Theft Auto V, ou em versões completamente novas, como Gran Turismo 7, revelado pelo próprio Kazunori Yamauchi.

Mas pelos vistos, havia alguns trunfos bem escondidos para partilhar. Interessante os "disclosers" do cuidado que os estúdios agora têm ao promover os seus jogos. O primeiro título, da Square Enix, tinha a informação de que estava a correr num PC a emular a PS5. Trata-se de Final Fantasy XVI, mostrando diversas sequências de combate, mas sobretudo filmes animados que é uma das marcas da série. Curioso o anúncio quando o estúdio ainda se encontra a desenvolver os episódios de Final Fantasy VII Remake. E o jogo será exclusivo na PS5, no que diz respeito às consolas, sendo também previsto para PC.

O segundo título é a esperada expansão para Marvel's Spider-Man da Insomniac Games. O jogo original será adaptado à PS5, contendo a história de Miles Morales como extra. O jogo original lançado na PS4 recebeu muitos elogios dos fãs e crítica pela sua jogabilidade, história, liberdade para explorar Nova Iorque, e esta nova versão promete oferecer visuais ainda mais detalhados e sobretudo, sem loadings. O trailer mostrou Spider-Man a combater terroristas na famosa ponte de Brooklyn, que foi sendo destruída. Coube ao aracnídeo salvar a população e o que resta dos escombros, através de sequências de quick time events. O jogo chega no próximo Natal.

A sueca Avalanche Studios revelou o seu novo jogo baseado no universo de Harry Potter, para o catálogo da Warner Bros. Games. Trata-se de um rumor com muitos anos, que finalmente se concretiza. O trailer mostrou Hogwarts em todo o seu esplendor, mas num período, ao que parece, anterior à saga de Harry Potter. Considerando o portefólio da Avalanche, que nos ofereceu títulos como Just Cause, Mad Max e Middle-Earth: Shadow of War, espera-se que esta nova experiência seja baseada em mundo aberto. Chama-se Hogwarts Legacy e chega em 2021.

Call of Duty: Black Ops Cold War foi o título seguinte do showcase, mostrando-se numa das missões disponíveis da campanha. E está igual a si: ação intensa, perseguições de automóvel, um carro telecomandado armado até aos dentes capaz de perseguir um avião antes de levantar voo, e claro, muitas explosões e tiros por todo o lado. É o regresso em grande às narrativas repletas de adrenalina, depois do episódio do ano passado totalmente dedicado a componente online. A partir de amanhã é possível aceder à alpha para um primeiro contacto.

Conheça os novos jogos revelados na galeria:

A Capcom não poderia faltar à chamada das novidades da PS5, e revelou mais um trailer de Resident Evil VIII Village, mostrando o regresso de Chris Redfield, um dos protagonistas da série. O jogo tem um "vibe" muito semelhante a Resident Evil 4, uma aldeia repleta de horrores, mas a história ainda não é clara. O jogo chega às lojas em 2021. Ainda do estúdio, para os fãs, vai ser lançada a adaptação de Devil May Cry 5 para a PS4, a Definitive Edition. Este título será de lançamento com a consola, mas apenas em versão digital.

Deathloop da Arkane Studios é um FPS, com um ambiente inspirada nos espiões dos anos 1970. Mas o seu conceito é muito estranho, com as personagens a usarem armas e poderes especiais, referindo-se ao loop como conhecimento, e conhecimento como poder. O objetivo é eliminar os oito alvos, mas estes parecem ser imortais, a não ser que o jogador quebre o tal loop. O jogo chega no segundo trimestre de 2021 para PC e PS4, consola exclusiva.

A nova aventura de Abe é uma espécie de remake do segundo capítulo, com um mundo maior e mais detalhado, mas com o mesmo humor. Oddworld Soulstorm ainda não tem data marcada de lançamento. E para quem gosta de experiências de terror, mais concretamente o já clássico Five Nights ad Freddy's há uma nova aventura, mais detalhada, e a prometer sustos com os berros dos bonecos mecânicos.

Da Bluepoint Games foi mostrado o esperado remake de Demon Souls, aquele que é considerado o percursor dos RPG desafiantes da From Software. Não há dúvida que está mais bonito e detalhado, aproximando-se mais do ambiente que estamos agora habituados a ver na série Dark Souls. Também Fortnite ficou prometido como lançamento da PS5.

Uma das novidades da apresentação são os novos benefícios do serviço PlayStation Plus, com um novo catálogo de grandes lançamentos da PS4 disponíveis no lançamento da PS5.

Depois de apresentados os preços, muitos terão certamente passado ao lado do teasing do novo God of War, apelidado de Ragnarok, dando continuidade às aventuras de Kratos pela mitologia nórdica. O jogo chega em 2021 à PlayStation 5.

Os preços da nova geração

Olhando para os preços da Xbox Series S e X, muitos têm lançado apostas sobre o custo a pagar por levar uma nova consola da Sony. As teorias mais repetidas é que a PlayStation 5 custaria 499 euros, encaixando na versão mais cara da rival. Mas a versão digital teria apenas uma diferença de 100 euros, ou seja, 399 euros. Tratavam-se de informações de retalhistas nas suas campanhas de pré-encomendas que poderiam ou não, bater certo.

Mas a Sony acabou mesmo por confirmar esses rumores, demonstrando que os retalhistas estão bem informados, apresentando o preço de 499 euros para a versão normal e 399 euros para a consola digital. Quanto ao lançamento, os Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul recebem a consola mais cedo, na mesma janela de lançamento da sua rival, a 12 de novembro (a Xbox sai no dia 10), mas o resto do mundo, Portugal incluído, chega no dia 19 de novembro.

De recordar que a Sony já começou a sua campanha de pré-reservas da PlayStation 5, mesmo sem ter anunciado o seu preço. A questão prende-se no interesse dos utilizadores quererem comprar a nova consola, e não quanto estão dispostos a pagar. Isto porque a campanha atual da Sony destina-se apenas a convites endereçados a utilizadores existentes das suas consolas. as reservas serão feitas aos primeiros que, depois de receberem os convites, se inscrevam na pré-encomenda. “Uma vez que receba o email com o convite, encorajamo-lo a seguir as instruções e agir rapidamente”, referindo que existe uma quantidade limitada de consolas para pré-encomenda.

Nesse sentido, mesmo com o convite, caso não seja rápido, o utilizador pode perder a sua oportunidade. Para se candidatar a um convite, a Sony pede aos utilizadores interessados a visitarem a página de pré-reserva, e introduzir o seu PSN ID.

Nota de redação: A notícia foi atualizada às 21:50 com mais informações sobre preços e datas de lançamento da PS5.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.