As autoridades búlgaras procederam este fim de semana à detenção de dois homens associados a uma das maiores redes de pirataria online da Europa. Os dois indivíduos são acusados de colocarem 20 milhões de músicas e centenas de filmes disponíveis para download no site www.arenabg.com, um dos mais visitados do país.

Os dois homens cobravam 1,96 euros mensais aos utilizadores em troca de tráfego ilimitado no site, o que leva as autoridades, citadas pela Reuters, a estimarem um prejuízo de 30 milhões de dólares causado à industria de música e cinema.

Na detenção foram apreendidos dois receptores de satélite e 200 CDs com ficheiros ilegais. Os dois indivíduos operavam a partir de casa onde tinham montada uma rede de alta velocidade utilizada para o download de novos filmes e músicas a partir de sites piratas internacionais.

Os dois indivíduos já foram postos em liberdade sob uma fiança de 5136.68 euros.

De acordo com a Reuters, os especialistas associam a comercialização ilegal de software, músicas e vídeos a redes de crime organizados, uma preocupação com a qual a Bulgária se tem vindo a debater já que a União Europeia lançou um ultimato: ou são revistas as leis do país em relação à pirataria e outros tipos de crime organizado ou a Bulgária vê a sua entrada para a UE adiada para 2008.

Notícias Relacionadas:

2006-05-23 - Um terço do software vendido no ano passado era ilegal

2004-07-12 - Cópia ilegal de filmes na Internet continua a aumentar