A Lenovo apresentou a nova linha de portáteis da família profissional ThinkPad, das linhas L e X. Os novos modelos representam o compromisso da marca em oferecer produtos que aliam inovação à sustentabilidade. Estes têm maior capacidade de reparação, utilizam mais materiais reciclados, mas também têm funcionalidades de gestão eficiente de energia, sem descuidar a capacidade de processamento com segurança e gestão integrada.
Os novos portáteis ThinkPad L e X13 têm vários formatos, com soluções de 13 polegadas e versões 2-em-1 com o mesmo tamanho. Incluem ainda tamanhos de 14 polegadas e a introdução de 16 polegadas, com o modelo ThinkPad L 16. Os modelos oferecem câmaras opcionais de 5 MP, de resolução elevada, para videochamadas e criação de conteúdos. Têm ainda ecrãs com formato de visualização 16:10.
Veja na galeria imagens dos modelos Lenovo ThinkPad L e X
Em termos de hardware, os equipamentos têm até 64 GB de RAM, opções de ligação Wi-Fi 7, 4G LTE ou 5G. Os modelos têm opções de processadores Intel Core Ultra, vPro e ainda AMD Ryzen Pro 7030 para os modelos ThinkPad L14 Gen 5 e L16 Gen 1. Estes modelos também já estão preparados com os chips de IA dedicados, os NPUs presentes nos processadores Intel Core Ultra. Isso significa que os portáteis estão otimizados para utilizar o Copilot do Windows, fazendo uso da nova tecla dedicada presente nos teclados. E as soluções gráficas passam pelos GPUs Intel Arc e AMD Radeon.
Os novos modelos ThinkPad beneficiam de uma capacidade de reparação melhorada, recordando que a Lenovo fez uma parceria com a iFixit para esse propósito. A fabricante diz que a parceria identificou maneiras de melhorar o design destes modelos e criar uma engenharia que os tornassem mais fáceis de reparar e de atualizar o hardware, desde as memórias, o armazenamento, o teclado e outros componentes para prolongar a sua vida.
A sustentabilidade dos seus produtos está também associada a outras contribuições que a empresa deseja fazer, começando por ajudar a reduzir as emissões, otimizando as cadeias de fornecimento, os serviços, o design dos produtos e utilização de materiais inovadores. A Lenovo defende o novo modelo circular que passa por projetar, usar, devolver e reutilizar. O sistema de filme ótico 3M de nova geração torna os ecrãs mais brilhantes, aumentando de 300 para 400 nits, contribuindo na redução de energia até 16%.
Os novos modelos chegam ao mercado no segundo trimestre de 2024. O Lenovo ThinkPad L14 i Gen 5 tem um preço inicial de 1.099 euros. A versão AMD começa nos 1.099 euros. O L16 i Gen 1 chega a 1.099 euros para processador Intel, sendo que a opção de AMD começa nos 1.019 euros. O ThinkPad L13 Gen 5 e o L13 2-em-1 chegam ao mercado por 1.069 e 1.199 euros, respetivamente. As versões X13 destes modelos podem ser comprados por 1.399 euros e 1.649 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários