Está a decorrer mais uma edição da IFA em Berlim, o ponto de encontro para as principais fabricantes tecnológicas revelarem as suas novidades para os próximos meses. A Huawei revelou diversas novidades para o seu portfólio de produtos, incluindo o novo portátil MateBook X Pro. Trata-se de uma atualização do modelo apresentado durante o Mobile World Congress de fevereiro, substituindo o processador de 11ª pelo de 12ª geração da Intel Core.

A Huawei continua a trabalhar nas características de construção do portátil, apostando em liga de magnésio com acabamento mate. A fabricante diz que os materiais são mais leves e resistentes, pesando 1,26 kg, adicionando-lhe um processo de revestimento por oxidação de micro-arco, para uma maior resistência ao desgaste. O portátil tem ainda acabamentos em aveludado e tons de azul.

O equipamento tem um ecrã de 14,2 polegadas FullView 3.1K e a nova certificação TÜV Rheinland Eye Comfort 3.0. A fabricante disse que o modelo teve de passar por 17 testes rigorosos para obter a referência de conforto ocular abrangente. O ecrã é composto por uma camada de revestimento AR Nano Ótica, referida como capaz de redução de 60% de reflexão da luz, evitando distrações e melhor experiência de visualização. O ecrã suporta gamas bicolor P3 e SRGB.

Veja na galeria imagens do portátil:

De considerar o seu novo touchpad. Este utiliza o sistema Huawei Free Touch, com suporte a oito controlos por gestos, em que pode registar ações como captura do ecrã, o ajuste de brilho e volume, e outras funções. Pode fazer uma apresentação de slides, passando as imagens através de gestos sem tocar no computador.

Há também uma nova aposta no sistema de refrigeração, o Huawei Shark Fin Fan, que melhora a circulação do ar e com isso maior desempenho por períodos mais prolongados. Já a funcionalidade Super Turbo permite aos utilizadores alocarem os recursos do computador para uma utilização mais suave e equilibrada.

A tecnologia Huawei Sound tem uma configuração de seis altifalantes e configuração de frequência dividida. Tem dois conjuntos de woofers, com um design back-to-back, de forma a salientar os graves. O setup é ainda composto por quatro microfones incorporados, com capacidade de captar áudio a uma distância até 5 metros. Para melhor a experiência durante as videoconferências, o portátil conta com uma câmara HD na sua moldura superior, suportado por inteligência artificial, suportando a troca livre de fundo. Tem sistemas de Follow Cam para manter o utilizador sempre focado e Eye Contact.

O Huawei MateBook X Pro chega as lojas portuguesas no dia 15 de setembro, por um preço de 2.199 euros. Na sua campanha de lançamento, o portátil conta com a oferta dos Freebuds Lipstick, que tem um valor de mercado de 249,90 euros.

Os smartphones, tablet e smartwatchs com novidades na IFA

A fabricante salientou que o seu ecossistema Huawei Mobile Services continua a se desenvolver a grande velocidade, destacando as novidades em termos de mapeamento e navegação, pesquisa, email e compras a partir de múltiplos equipamentos. A Huawei diz que a loja de aplicações AppGallery conta com mais de 580 milhões de utilizadores ativos mensais, 45 milhões dos quais situados na Europa. E o número de aplicações disponíveis aumentou 147% face ao ano anterior, consistindo em 5,5 milhões de programadores registados.

Além do novo portátil, a Huawei anunciou a chegada à Europa da gama de smartphones nova 10 e nova 10 Pro, que foram lançados no mercado chinês no início de julho. A grande novidade dos novos equipamentos, que tem como público-alvo principal os jovens criadores de conteúdos, foi inverter a abordagem habitual na composição das câmaras. Ou seja, em vez de colocar a melhor câmara no módulo traseiro, o sensor de selfie é o principal elemento, uma ultra grande angular de 60 MP. Esta grava vídeo com resoluções de 4K e a versão Pro conta com uma câmara de retrato adicional de 8 MP, para reforçar a qualidade das fotos. A sua câmara traseira tem 50 MP.

Veja na galeria imagens do nova 10:

O Huawei nova 10 Pro tem um sistema de carregamento rápido de 100 W, prometendo carregar o smartphone em 20 minutos. Nas especificações que já eram conhecidas, a versão Pro do smartphone é alimentado por um processador Snapdragon 778G (limitado à conexão 4G), 8 GB de RAM e variações de armazenamento interno UFS de 128 e 256 GB.

Relativamente ao novo tablet, o MatePad Pro 11 oferece um ecrã OLED FullView de 11 polegadas e com uma taxa de atualização de 120 Hz. Pesa 449 gramas e tem 5,9 mm de largura, sendo fino e leve para levar para todo o lado. Pela primeira vez oferece o sistema de áudio Huawei Sound, prometendo uma experiência de entretenimento com qualidade cinematográfica.

Há ainda uma nova versão de 12,6 polegadas do tablet, com uma proporção de 90 entre o ecrã e o chassis. Apresenta precisão de cor ΔE < 1, 1,07 mil milhões de cores e uma taxa de atualização de 120 Hz. Os tablets são compatíveis com a Huawei M Pencil, para profissionais e criadores.

Por fim, o Watch D é o novo smartwatch da Huawei, que foi anunciado no início do ano, que se foca na monitorização de estatísticas vitais de saúde, como a frequência cardíaca e SpO2. A principal inovação é o sistema que mede a tensão arterial do utilizador. A fabricante diz que o Watch D tem função de eletrocardiograma e chega ao mercado europeu como um equipamento médico certificado. A huawei referiu ainda que a função ECG também vai chegar ao Huawei Watch GT3 Pro em alguns países europeus.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2022 que este ano se realiza em Berlim de 2 a 6 de setembro, mas com várias conferências e dias reservados à imprensa que antecipam os lançamentos das principais marcas. Acompanhe tudo através do Especial IFA 2022.

Clique nas imagens para mais detalhes