![Portugal sobe 5 posições no ranking de maturidade do uso de dados abertos](/assets/img/blank.png)
Nos últimos dois anos Portugal tem vindo a subir no ranking Open Data Maturity da União Europeia, na adoção de dados abertos a nível nacional. No ano passado, Portugal tinha ganho cinco lugares na tabela, tendo passado de 30º para o 25º, mas este ano subiu mais 5 posições, passando a ser listado na 20ª posição.
![Open Data Maturity 2022 Open Data Maturity 2022](/assets/img/blank.png)
Este relatório analisa o nível de maturidade da utilização de dados abertos em estados-membros da União Europeia e outros países europeus, destacando o esforço de Portugal em dinamizar e promover o ecossistema e a comunidade dos dados abertos a nível nacional.
O documento analisa a maturidade dos países europeus nas dimensões política, portal, impacto e qualidade. No caso de Portugal, somou 477 pontos em Política, 541 em Portal, 430 em Impacto e 471 em Qualidade. No seu grau de maturidade de dados abertos, Portugal subiu da categoria Iniciante para Seguidor. Neste nível são considerados os países que já apresentam uma política estruturada de dados abertos e têm promovido atividades no âmbito de dinamização da temática. Numa análise mais detalhada, Portugal obteve mais pontos na categoria framework de política (235), assim como funcionalidades do Portal (224).
![Open Data Maturity Open Data Maturity](/assets/img/blank.png)
“A subida de dez posições é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver (…) este é mais um indicador de que somos um país avançado em Governo Digital, bem como estamos alinhados com as políticas públicas europeias para a digitalização e transparência”, disse o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários