Os cortes que os portugueses estão a fazer nas despesas também se estendem aos produtos tecnológicos. Assim o indicam os dados do índice GfK TEMAX relativos ao terceiro trimestre deste ano, que mostram uma queda de 9,5% no valor de faturação, face a igual período do ano passado.
Entre julho e setembro, os portugueses terão gasto 589 milhões de euros em produtos tecnológicos, quando em 2010 a despesa rondou os 651 milhões de euros. A redução refletiu-se em todas as categorias analisadas.
A fotografia registou uma queda de 10,4%, enquanto na eletrónica de consumo a descida foi de 9,2%, para os 126 milhões de euros. Nos pequenos e grandes eletrodomésticos a quebra corresponde a 8,1 e 13,1%, respetivamente.
Os portugueses também gastaram menos com as telecomunicações, setor que sofreu uma variação negativa de 2,7% durante o período em análise, o que representa um volume de vendas a rondar os 82 milhões de euros.
Analisando a faturação acumulada do ano em curso, este mercado teve uma quebra de 7,6% para 222 milhões de euros. Os telemóveis e os telefones fixos continuam a apresentar variações negativas, quando comparados com o período homólogo, refere a GfK.
Nas tecnologias de informação a descida foi de 6,2% para 128 milhões de euros, em que "os PCs desktop, os monitores, os teclados, os acessórios de consolas, as webcams, os discos rígidos e os modems registaram variações negativas de dois dígitos".
Os dados do TEMAX mostram ainda que o setor do equipamento de escritório e consumíveis foi o mais afetado entre as categorias observadas, com uma quebra de 23,6%. O volume de vendas do terceiro trimestre de 2011 foi de 27 milhões euros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários