O novo Galaxy Note da Samsung vai chegar às lojas portuguesas no dia 18 de outubro, estreando-se nas ofertas dos três operadores móveis e também nos principais distribuidores da área. Portugal é um dos primeiros países na Europa a receber a segunda versão do Note com suporte a ligações 4G, nas três frequências reservadas para o LTE.

A partir de hoje, à meia-noite, já vai ser possível fazer o pré-registo para comprar o Galaxy Note II nos sites dos operadores e também nas principais lojas online. A segunda versão do Note, que estreou um novo conceito de "phablet", fundindo a ideia de smartphone com tablet, vai ter um preço de venda a público recomendado de 789 euros e reforça a aposta da Samsung na produção de conteúdos em mobilidade.

As expectativas de vendas são "elevadas", como explicou Hugo Braz, responsável de marketing da Samsung, mas como habitualmente não são avançados quaisquer números. Questionado pelo TeK Hugo Braz garante porém que o Note II foi muito bem aceite pelos operadores e pelas lojas, ao contrário do que aconteceu com a primeira versão, que teve uma aceitação mais difícil.

Apresentado na IFA no final de agosto, o Galaxy Note já tinha data prevista para chegar às lojas em outubro, trazendo várias mudanças em relação à primeira versão, sobretudo em termos de dimensão de ecrã, integração de novas funcionalidades de fotografia e melhoria da precisão da S-Pen, que tem também maior integração com as aplicações.

[caption]apresentação Note II[/caption]

O Galaxy Note II tem um ecrã de 5,5 polegadas em formato 16:9 (maior do que a primeira versão que se "limitava" a 5,3 polegadas), um processador quad core de 1,6 GHz, 2 GB de RAM e traz instalado o Android 4.1 Jelly Bean. Mesmo assim a Samsung conseguiu manter a dimensão do telefone, que tem apenas 9,9 milímetros de espessura e pesa só 180 gramas.

Uma parte dos desenvolvimentos integrados no Note II estão também já presentes no tablet Galaxy Note 10.1, que a Samsung lançou no final de agosto, mas agora com maior portabilidade, como salientou Hugo Braz, durante a conferência de imprensa de apresentação do equipamento.

É na fusão entre o entretenimento e a produtividade que a Samsung coloca o principal enfoque do Note II, onde a utilização da caneta S-Pen para introdução e acesso à informação assume maior destaque, permitindo adicionar notas e desenhos, assim como aceder à informação sem abrir os documentos através da funcionalidade Popup Play.

[caption]Note II[/caption]

Muitas destas funções estão a ser exploradas pelo lado criativo, da edição de imagens e produção de desenhos, mas mesmo os utilizadores com menos veia artística podem tirar partido da utilização da S-Pen para fazer notas na agenda, adicionar informação a fotografias ou assinar de forma personalizada os seus emails.

A Samsung tem vindo a apostar na produção de aplicações também com parceiros locais e hoje anunciou a disponibilização de três novas aplicações: a + Música, a + Fame e a + Arte, sobre as quais vamos escrever em breve.

Veja um vídeo produzido pela Samsung com uma apresentação das principais funcionalidades do Galaxy Note II.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador