A poucas semanas de ser lançado o primeiro portátil concebido pela fundação One Laptop per Child, destinado a crianças desfavorecidas de países em vias de desenvolvimento, surge a notícia de que, mais uma vez, o computador de baixo custo verá o seu preço de venda ao público aumentar.



Em notícia avançada pela Reuters, George Snell, porta-voz da fundação presidida por Nicholas Negroponte, frisa que o novo preço do portátil passa a fixar-se nos 188 dólares - perto de 135,50 euros -, mais 16 dólares do que o preço estipulado em Maio e mais 88 dólares do que o estabelecido no início do projecto.



George Snell, explica que a mudança estratégica está relacionada com o aumento do custo de produção do equipamento, devido aos preços dos componentes do mesmo e à flutuação da moeda.



De momento, o XO, como é chamado o computador de baixo custo, está a ser testado a vários níveis para que seja assegurado o correcto "funcionamento de todo o software" integrado na máquina antes que esta saia para o mercado.



Tal como já estava previsto, o computador será vendido a vários governos que os distribuirão gratuitamente a crianças carenciadas. No entanto, surge uma nova hipótese que, caso se realize, prevê a venda ao público do XO. Nestes casos o custo da máquina deverá aumentar face ao preço cobrado aos governos envolvidos no projecto.



Para o fabrico do XO, a OLPC contou com o apoio de diversas empresas consagradas na indústria informática. Neste sentido, o resultado final é suportado por sistema operativo Red Hat Linux e microprocessador AMD. Por sua vez, a Microsoft está a testar a compatibilidade do seu software com o equipamento, enquanto a Intel estuda também a sua colaboração no projecto para a segunda geração do dispositivo.




Notícias Relacionadas:

2007-07-24 - Computadores do projecto OLPC começam a ser distribuídos a partir de Outubro

2007-04-27 - Computadores de baixo custo da OLPC vendidos a 175 dólares