Os preços dos chips para redes Wi-Fi irão descer exponencialmente ao longo deste ano, o que irá conduzir a uma consolidação num prazo mais cedo do que se esperava entre as fabricantes. Ao mesmo tempo esta concorrência irá garantir preços mais económicos para o
equipamento empregue na implementação de tecnologia de comunicação sem fios, prevê um novo estudo da empresa de análise de mercado TechKnowledge.

Esta descida do custo dos chips está a ocorrer tão rapidamente que a receita total oriunda das vendas destes componentes irá diminuir 7,7 por cento para os 340,2 milhões de dólares face aos 368,7 milhões registados no ano passado. A queda irá dar-se mesmo tendo em conta uma estimativa de um aumento de 83 por cento nas vendas totais, de 22,5 milhões para 41,3 milhões de unidades este ano.

Como resultado desta redução dos preços, muitas fabricantes que actuam no seio deste competitivo mercado deverão ficar pelo caminho ou fundir-se com outras companhias. Segundo a TechKnowledge, este ano será anormal, sendo que as receitas irão aumentar em consequência das vendas elevadas que irão contrabalançar o efeito negativo da descida dos preços.

De acordo com os analistas da companhia, depois de 2003, os preços irão
diminuir a um ritmo mais lento e, em termos de unidades, o mercado ainda
deverá assistir a um forte crescimento. Em 2007, a empresa espera que as
receitas alcancem os 700 milhões de dólares com base em vendas de 155,3
milhões de unidades.

O número de companhias dedicadas ao fabrico de chips WI-Fi aumentou exponencialmente durante um curto período de tempo. Actualmente, existem cerca de 40 fabricantes, estimando-se que dentro em breve surjam mais uma dúzia no mercado, incluindo empresas da Formosa que estão a lançar chips com um preço bastante reduzido.

A TechKnowledge prevê que o preço médio dos chips Wi-Fi irá descer para os 8,20 dólares este ano, em comparação com os 16,42 dólares do ano passado. Estima-se que os chips mais antigos 802.11b desçam para os 6,61 dólares face aos 16,06 dólares contabilizados em 2002 e que as alternativas mais novas e rápidas, seguindo a especificação 802.11g, declinem para os 9,68 dólares em comparação com os 18 dólares registados no ano passado.

Os chips encontram-se em placas que podem ser acrescentadas a
computadores portáteis para comunicar através de transmissores Wi-Fi, que
contêm os seus próprios chipsets. Outros estudos de previsões,
contudo, divulgaram estimativas bastante diferentes das da TechKnowledge. A Allied Business Intelligence afirma que as receitas obtidas com as vendas de chips irão crescer no total 32 por cento este ano, de 396 para 522 milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2003-03-12 - Intel
reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino

2002-12-18 - Intel
atrasa lançamento do seu primeiro chip Wi-Fi

2002-11-06 - AMD
anuncia produtos para redes Wi-Fi