A Samsung anunciou a disponibilização, na nível mundial, da pré-encomenda do modelo da próxima geração de monitores de curved gaming Quantum Mini LED, Odyssey Neo G9.

Tal como o nome indica, o novo monitor junta-se à linha Odyssey, com tecnologia Quantum Matrix, suportada pelo monitor Quantum Mini LED e Quantum HDR 2000 para uma experiência de jogo imersiva.

O Odyssey Neo G9 utiliza a mesma tecnologia Mini LED incorporada na mais recente linha de produtos Neo QLED da Samsung. A fabricante explica que esta tecnologia de visualização avançada é ativada por uma nova fonte de luz – Quantum Mini LED. A 1/40 da altura de um LED convencional, o Quantum Mini LED possui micro camadas, incrivelmente finas, preenchidas com muitos mais LEDs.

Adicionalmente, com a tecnologia Quantum Matrix, que aproveita a gradação de 12 bits melhorada para um maior controlo da fonte de luz, os Mini-Leds Quantum tornam as áreas escuras ainda mais escuras e as áreas claras mais brilhantes, apresentando 2.048 zonas de escurecimento e assegurando que os espetadores desfrutam do conteúdo tal como este se destina a ser visto.

O Quantum HDR 2000 oferece uma luminosidade máxima de 2.000 nits, com certificação recebida da VDE (Verband Deutscher Elektrotechniker), juntamente com uma relação de contraste estático de 1.000.000:1.

O Odyssey Neo G9 apresenta um ecrã ultra largo de 49 polegadas, com uma relação de aspecto 32:9 que oferece Dual Quad High-Definition (DQHD; 5º, 120×1.440 resolução), uma taxa de atualização de 240Hz e um tempo de resposta de 1ms. A curvatura imersiva de 1000R do monitor foi certificada pela TÜV Rheinland, uma organização de certificação internacional líder, atribuindo-lhe o seu certificado Eye Comfort.

O novo monitor de gaming da Samsung fornece sincronização adaptável em DP1.4 e HDMI2.1 VRR (Variable Refresh Rate), através de HDMI 2.1 com compatibilidade NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync Premium Pro, proporcionando uma ação dinâmica e sem interrupções scene-by-scene.

O visor apresenta uma parte exterior branca e brilhante e um sistema de iluminação traseira com  52 cores e cinco opções de efeito de iluminação. O monitor vem, também, com a funcionalidade CoreSync, permitindo aos utilizadores personalizarem as configurações com o modo de múltiplas cores para uma imersão total.

A pré-encomenda do Odyssey Neo G9 está disponível desde 29 de julho último num conjunto de 17 países. A Samsung confirmou ao SAPO TEK que Portugal não integra a campanha prévia em curso, mas o monitor vai estar à venda no mercado português ainda este ano.