As ferramentas do telescópio espacial James Webb estiveram, intermitentemente, em modo de segurança, desde o passado dia 7 de dezembro. As operações científicas só foram integralmente retomadas esta semana, segundo a NASA.

A agência espacial norte-americana indicou que tudo foi provocado por um glitch no software do aparelho. Apesar do erro, a mesma garante que, "todos os instrumentos estão de boa saúde".

Telescópio James Webb capta visão impressionante de “berçário” de estrelas a 6.500 anos-luz da Terra
Telescópio James Webb capta visão impressionante de “berçário” de estrelas a 6.500 anos-luz da Terra
Ver artigo

O James Webb é um telescópio espacial de 10 mil milhões de dólares cuja principal função é registar imagens do espaço com a ajuda de infravermelhos. Trata-se de um aparelho de ponta, capaz de captar fotografias altamente detalhadas que são essenciais à compreensão do universo. Nos primeiros seis meses de atividade, o telescópio foi responsável por algumas imagens que viralizaram nas redes sociais, como o mais recente registo dos Pilares da Criação.

Veja algumas das imagens já captadas

A NASA explica que o glitch aconteceu no sistema de controlo do James Webb, que é responsável por determinar para onde o aparelho está a apontar. Sem a possibilidade de redirecionar o telescópio, algumas das observações tiveram de ser suspensas e a agência está agora a recalendarizá-las.

Importa sublinhar que o James Webb não seve apenas para fotografar o cosmos. O aparelho é também responsável por detetar fontes de luz que o Hubble não tinha capacidade para identificar. Um dos objetivos deste telescópio é inspecionar estas luzes e perceber de onde emergiram e como evoluíram.

O telescópio foi lançado precisamente há um ano, a 27 de dezembro de 2021, e continua a demonstrar a sua capacidade de explorar o Universo e surpreender com as imagens captadas.

Veja ou reveja as imagens do lançamento

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.