A Intel anunciou a disponibilização dos seus primeiros processadores para desktop com virtualização integrada. De início, a tecnologia que permite correr vários sistemas operativos num mesmo computador marcará apenas presença em dois Pentium 4, o 672 e o 662.



Com esta manobra, a fabricante introduz a VT (Virtualization Technology) nos computadores de secretária, embora considere que a mesma só começará a ser adoptada a partir de 2006. "Temos vários usos em mente que ajudarão a que a virtualização se transforme em algo muito importante nos próximos anos", refere Chad Taggard, da Intel, em declarações à eWeek, considerando que a tecnologia será uma capacidade incontornável no prazo de dois anos.



Apesar do anúncio da disponibilização dos novos processadores com VT, poderá levar algum tempo até que as grandes fabricantes testem a tecnologia. Em comunicado, a Intel refere que a Lenovo terá PCs com a tecnologia integrada para clientes que se mostrem interessados em participar de um piloto, remetendo para 2006 a divulgação dos nomes de outras empresas que se irão juntar na disponibilização de máquinas com VT.



Ao longo do próximo ano, a tecnologia de virtualização da Intel deverá chegar igualmente aos servidores baseados em processadores Xeon e Itanium, assim como a portáteis.



Os processadores da Intel agora anunciados serão vendidos em pacotes de mil unidades, custando 605 e 401 dólares, respectivamente, nos modelos 672 e 662.



Notícias Relacionadas:

2005-01-21 - Tecnologia de virtualização da Intel chegará um ano antes do previsto aos desktops