Na semana passada o Governo aprovou a disponibilização de 6,5 milhões de euros para comprar novos computadores para substituir os avariados e assim garantir que todos os alunos terão equipamentos para realizar as provas de aferição e exames nacionais do 9.º ano em formato digital.

A medida foi aprovada na passada quinta-feira em reunião de Conselho de Ministros, mas os diretores escolares e professores consideram que a verba não chegará a tempo das provas, que começam dentro de dois meses.

Vem tarde o anúncio, na medida em que a aquisição de material pelas escolas obedece a um conjunto de procedimentos prévios relacionado com as normas de contabilidade pública, sendo, depois, necessário um conjunto de intervenções técnicas para que os equipamentos fiquem operacionais, o que exige a contratação de pessoal técnico”, alertou hoje a Fenprof, em comunicado.

O anúncio feito na quinta-feira pelo Ministério da Educação “faz supor que, ao invés de os equipamentos recuperáveis serem reparados por técnicos, as escolas irão substituí-los por outros, tendo de arranjar espaço para o cemitério de computadores que passará a existir, o que, até do ponto de vista ambiental, é questionável”, acrescenta a federação.

Greve às provas de aferição e exames do 9º ano em formato digital vai avançar a 8 de abril
Greve às provas de aferição e exames do 9º ano em formato digital vai avançar a 8 de abril
Ver artigo

Nos últimos meses, têm sido constantes os alertas de professores para a falta de condições para realizar provas digitais: Além de milhares de equipamentos estragados, há problemas de rede de Internet em muitas escolas e faltam informáticos.

Invariavelmente, são os professores de informática quem acaba por dar apoio e resolver os problemas, mas estes docentes anunciaram que vão entrar em greve à manutenção de equipamento e ao apoio técnico durante as provas digitais.

A Fenprof sublinha hoje que a greve “irá manter-se porque as tarefas sobre as quais incide – de apoio ou manutenção dos equipamentos tecnológicos e ao suporte técnico das provas digitais – não lhes foram retiradas, uma vez que não houve autorização para as escolas contratarem o pessoal técnico necessário para as garantir”.

A Fenprof voltou a defender que a realização de provas nacionais em meio digital continua a ser um fator acrescido de aprofundamento de desigualdades entre alunos: “Alguns lidam diariamente com o meio digital e outros pertencem a famílias que não têm condições económicas para adquirir computador ou ligação forte e segura à rede de Internet”.

Também a Confederação Nacional de Pais tem defendido a necessidade de repensar a forma como vai ser garantida a equidade durante os exames digitais.

Provas de aferição digitais vão avançar. Professores de informática queixam-se da falta de condições
Provas de aferição digitais vão avançar. Professores de informática queixam-se da falta de condições
Ver artigo

Em causa estão os alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos, que em maio começam as provas de aferição, e os estudantes do 9.º ano que em junho têm pela frente os exames nacionais.

À Lusa, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira, saudou a disponibilização das verbas, mas também alertou que chegam tarde, uma vez que a administração pública tem de cumprir regras: "Temos de lançar concursos e tudo isso tem prazos. Não podemos ir ao centro comercial comprar os computadores em falta", explicou Manuel Pereira.

O ministério da Educação decidiu levar a cabo um projeto de desmaterialização das provas e exames nacionais, tendo começado de forma gradual com as provas de aferição. Este ano, o projeto chega a todos os alunos que realizam provas de aferição e exames nacionais e, no próximo ano, deveria ser a vez dos alunos do 11.º e 12.º anos fazerem os exames nacionais em formato digital.