Há uma corrida entre diferentes gigantes tecnológicas para oferecer o derradeiro serviço de videojogos em streaming, o mais próximo possível do modelo da Netflix para as séries televisivas. A Xbox continua empenhada em desenvolver o Project xCloud, a sua proposta para gaming em streaming. A Microsoft revelou que terá mais de 3.500 videojogos preparados para o serviço, incluindo títulos retrocompatíveis da Xbox 360 e Xbox.

A gigante de Redmond explicou que quando o serviço arrancar, todos os jogos lançados para as consolas Xbox serão compatíveis, sem a necessidade das respetivas produtoras fazerem alterações no código. O mais interessante é que a Microsoft refere que qualquer alteração ou atualização que os produtores fizerem aos jogos da Xbox One, essas serão aplicadas automaticamente às versões da xCloud.

tek xCloud

A Microsoft tem já 13 regiões com centros de dados, focando-se sobretudo nos maiores polos de produção nos Estados Unidos, Europa e Ásia, referindo que editoras como a Capcom e a Paradox Interactive já podem começar a testar os seus jogos diretamente do Project xCloud. Segundo a fabricante, a mais recente versão do kit de desenvolvimento da Xbox inclui suporte a streaming, permitindo às produtoras incluir o hosting de partidas multijogador num servidor isolado para diminuir a latência ou afinar o tipo de fontes mediante o tamanho do ecrã que os jogadores estão a jogar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.