
(Atualizada) A IDC e a Gartner acabam de anunciar uma queda acentuada na venda de PCs em todo o mundo relativamente ao terceiro trimestre de 2012.
A descida de vendas já estava prevista pelas duas empresas de estudos de mercado, mas o recuo nos números praticamente duplicou as previsões avançadas.
De acordo com dados da IDC, a venda de computadores entre julho e setembro de 2012 caiu 8,6% face ao mesmo período do ano anterior, quando as previsões apontavam para uma queda de 3,8%.
Já a Gartner revelou uma quebra no mercado dos PCs de 8,3% no terceiro trimestre deste ano, correspondendo à venda de 87,5 milhões de unidades, acima do recuo de 6,5% previsto inicialmente pela empresa.
"Os PCs estão a passar por uma quebra severa. A indústria já tinha resistido a um difícil segundo trimestre em 2012 e os dados do terceiro trimestre foram ainda piores" referiu Jay Chou, analista da IDC, citado pela Cnet.
Para este responsável, a economia global enfraquecida e a saturação do mercado dos PCs foram dois dois fatores a contribuir para os resultados agora conhecidos, a que se juntam ciclos de substituição cada vez mais longos e as expectativas geradas em torno do lançamento do Windows 8.
Do lado da Gartner, o analista Mikako Kitagawa alertou para o recuo nas previsões feitas pela empresa relativas a 2012: se anteriormente a consultora previa um crescimento global de 2% no mercado dos PCs em 2012, agora refere que as vendas deverão ser semelhantes às do ano anterior - mantendo o mercado "flat".
Pelo mesmo diapasão alinha a IDC, revaltivamente à necessidade de reavaliar as previsões feitas para 2012, que apontavam inicialmente para um crescimento de 0.9%: "posso afirmar com segurança que estes resultados (do 3º trimestre) estão vários pontos abaixo das nossas previsões e teremos definitivamente que baixar as nossas projeções" referiu à Cnet o analista da IDC Loren Loverde, defendendo que "iremos certamente entrar em terreno negativo".
Estas declarações, de resto, são reforçadas por outras previsões de mercado citadas pela Cnet, como a da iSuppli, que anuncia o primeiro recuo no mercado anual de PCs desde "o rebentamento da bolha das Dot.com em 2011".
Lenovo ou HP?
No seguimento dos dados relativos à venda mundial de PCs no terceiro trimestre de 2012, também o ranking dos fabricantes sofreu alterações, embora IDC e Gartner sejam divergentes quanto ao fabricante que mais vende.
A IDC refere que a HP manteve o primeiro lugar entre os fabricantes com 15,9% de quota de mercado, à frente da Lenovo, que registou 15,7%.
[caption][/caption]
Já os dados da Gartner apontam em sentido contrário, colocando a Lenovo como líder de mercado, com uma quota global também de 15,7%, mas destronando a liderança da HP.
[caption][/caption]
A diferença nas fórmulas de cálculo das duas empresas, com base em vendas ou com base em entregas, pode justificar a discrepância, mas não deixa de ser evidente a proximidade já existente da empresa chinesa que ameaça seriamente o posto que tem sido defendido harduamente pela HP.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com as imagens dos quadro de indicadores das duas consultoras.
Foram feitas duas correções no texto.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários