(Atualizada) A IDC e a Gartner acabam de anunciar uma queda acentuada na venda de PCs em todo o mundo relativamente ao terceiro trimestre de 2012.


A descida de vendas já estava prevista pelas duas empresas de estudos de mercado, mas o recuo nos números praticamente duplicou as previsões avançadas.


De acordo com dados da IDC, a venda de computadores entre julho e setembro de 2012 caiu 8,6% face ao mesmo período do ano anterior, quando as previsões apontavam para uma queda de 3,8%.

Já a Gartner revelou uma quebra no mercado dos PCs de 8,3% no terceiro trimestre deste ano, correspondendo à venda de 87,5 milhões de unidades, acima do recuo de 6,5% previsto inicialmente pela empresa.

"Os PCs estão a passar por uma quebra severa. A indústria já tinha resistido a um difícil segundo trimestre em 2012 e os dados do terceiro trimestre foram ainda piores" referiu Jay Chou, analista da IDC, citado pela Cnet.


Para este responsável, a economia global enfraquecida e a saturação do mercado dos PCs foram dois dois fatores a contribuir para os resultados agora conhecidos, a que se juntam ciclos de substituição cada vez mais longos e as expectativas geradas em torno do lançamento do Windows 8.


Do lado da Gartner, o analista Mikako Kitagawa alertou para o recuo nas previsões feitas pela empresa relativas a 2012: se anteriormente a consultora previa um crescimento global de 2% no mercado dos PCs em 2012, agora refere que as vendas deverão ser semelhantes às do ano anterior - mantendo o mercado "flat".


Pelo mesmo diapasão alinha a IDC, revaltivamente à necessidade de reavaliar as previsões feitas para 2012, que apontavam inicialmente para um crescimento de 0.9%: "posso afirmar com segurança que estes resultados (do 3º trimestre) estão vários pontos abaixo das nossas previsões e teremos definitivamente que baixar as nossas projeções" referiu à Cnet o analista da IDC Loren Loverde, defendendo que "iremos certamente entrar em terreno negativo".


Estas declarações, de resto, são reforçadas por outras previsões de mercado citadas pela Cnet, como a da iSuppli, que anuncia o primeiro recuo no mercado anual de PCs desde "o rebentamento da bolha das Dot.com em 2011".


Lenovo ou HP?

No seguimento dos dados relativos à venda mundial de PCs no terceiro trimestre de 2012, também o ranking dos fabricantes sofreu alterações, embora IDC e Gartner sejam divergentes quanto ao fabricante que mais vende.


A IDC refere que a HP manteve o primeiro lugar entre os fabricantes com 15,9% de quota de mercado, à frente da Lenovo, que registou 15,7%.



[caption]quadro[/caption]


Já os dados da Gartner apontam em sentido contrário, colocando a Lenovo como líder de mercado, com uma quota global também de 15,7%, mas destronando a liderança da HP.


[caption]quadro[/caption]


A diferença nas fórmulas de cálculo das duas empresas, com base em vendas ou com base em entregas, pode justificar a discrepância, mas não deixa de ser evidente a proximidade já existente da empresa chinesa que ameaça seriamente o posto que tem sido defendido harduamente pela HP.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com as imagens dos quadro de indicadores das duas consultoras.
Foram feitas duas correções no texto.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico