Quatro anos depois da quarta geração, a Fundação Raspberry revelou o Pi 5, prometendo um salto tecnológico significativo. O Raspberry Pi 5 vai ser lançado no final de outubro a um preço de 60 dólares para uma variante de 4 GB e 80 dólares se optar pelo modelo de 8 GB. Todos os aspetos da plataforma foram atualizados e uma das novidades é que o seu processador foi fabricado internamente, prometendo mais do dobro da performance face à geração anterior.

O seu processador baseia-se num chip Arm Cortex-A76 de quatro núcleos a 64-bit 2,4 GHz. O GPU é um VideoCore VII com suporte a OpenGL ES 3.1 e Vulkan 1.2. Isso resulta na capacidade de output para ecrãs via HDMI duplo com resolução 4K a 60 FPS. Suporta a descodificação 4Kp60 HEVC e claro HDR.

Veja na galeria imagens do Raspberry Pi 5:

Quanto a conetividade, o microcomputador suporta Bluetooth 5.0, mas também BLE, ou seja Bluetooth de baixo consumo. Tem Wi-Fi de dupla banda 802.11ac, duas portas USB 3.0 e duas portas USB 2.0. A lista de especificações gerais pode ser consultada na sua página oficial.

De um modo geral, esta quinta geração é descrita como um salto entre duas a três vezes a performance de CPU e GPU face ao modelo anterior, o dobro da memória. O Raspberry Pi 5 tem suporte a câmaras topo de gama, através do seu chip Pi Image Signal Processor. Garante ainda o dobro de velocidade de leitura de cartões SD e suporte a periféricos de banda-larga.

Em termos de design, o Raspberry Pi 5 é bastante semelhante aos anteriores modelos, com um tamanho próximo a um cartão de crédito. Mas a Fundação Raspberry disse que aproveitou para atualizar alguns elementos do seu design, incluindo conectores e ligações.

A sua caixa foi também remodelada e custará 10 dólares, introduzindo novas funcionalidades de usabilidade e gestão térmica, através de uma ventoinha integrada. Os utilizadores podem optar por retirar a tampa da caixa e dessa forma empilhar diversas unidades. Há ainda a opção de adicionar uma ventoinha que custa 5 dólares e encaixado na placa principal.

Antecipando o lançamento do microcomputador, também o sistema operativo Raspberry Pi OS foi atualizado e será lançado em meados de outubro. Este será o único sistema operativo interno suportado pelo Raspberry 5. A fundação diz que a nova geração do microcomputador esteve em desenvolvimento durante sete anos, com um orçamento de 25 milhões de dólares, envolvendo dezenas de organizações e centenas de pessoas.