Um relatório divulgado recentemente por um ex-funcionário da CIA revela factos surpreendentes sobre aquela instituição, referindo que a mesma está cinco anos atrasada em termos tecnológicos em relação aos que supostamente deveria investigar.

Segundo as revelações de Bruce Berkowitz, agora investigador da Hoover Institution (da Universidade de Stanford), os trabalhadores da CIA fazem pouco uso da Internet e utilizam bases de dados primitivas e poucos funcionais para catalogar as informações apuradas. Além disto, não possuem as mais elementares ferramentas de software usadas no mundo dos negócios.

Em resumo, e citando Berkowitz: "A CIA ainda vê a tecnologia informática mais como um bicho-papão do que como um aliado", segundo o documento a que a BBC teve acesso.

Ao que parece, em vez de a CIA utilizar os novos meios de comunicação para melhorar a qualidade do seu serviço e tentar evitar ao máximo os riscos inerentes a cada uma delas, a instituição prefere, pura e simplesmente "eliminar toda e qualquer hipóteses de falha".

Por esta razão, afirma Berkowitz, a CIA tem ficado para trás em termos tecnológicos nos últimos anos, facto que se tem traduzido numa deficiente organização de dados, colaboração entre departamentos ou ainda partilha de informação útil.

Por tudo isto, o mesmo considera que "se torna inevitável que a organização demore muito mais tempo do que qualquer outra a adaptar-se a novas circunstâncias, como por exemplo sucedeu aquando do rescaldo do 11 de Setembro".

Notícias Relacionadas:
2001-06-22 - CIA admite que não consegue prevenir cibercrime

2000-02-24 - CIA à defesa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.