A edição da revista Sábado que chega amanhã às bancas traz mais conteúdos do que poderá parecer à vista desarmada do comum dos mortais. Para saber o que se esconde para além do papel, o leitor vai precisar de um computador ligado à internet e uma webcam.

A tecnologia utilizada chama-se Realidade Aumentada e é, pela primeira vez, utilizada numa publicação portuguesa, garantem os responsáveis pela campanha, a Havas Digital.

Este método permite apresentar aos leitores conteúdos que não estão impressos no papel mas a que estes poderão aceder colocando a revista em frente ao computador.

Os códigos "escondidos" na capa e em algumas páginas da revista são lidos pela webcam e reconhecidos pelo site da revista, gerando imagens e texto que à partida estariam ocultas.

Sobre os conteúdos não foram revelados muitos detalhes, sabendo-se apenas que se destinam a ser "vistos e ouvidos" e contam com a participação de Nuno Markl, cuja "versão virtual" vai servir de guia ao leitor.

O projecto conta ainda com anunciantes como a Citroën e o El Corte Inglés, que tiram assim partido da interactividade permitida por este meio para criar maior impacto junto do público.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com um vídeo de demonstração disponibilizado pela Havas Digital.